© Elton Akiyoshi Tanio
Rememorando a data do Ocultamento Físico de Oyassama, 26 de janeiro de 1887, foi realizada solenemente a Grande Cerimônia de Janeiro deste ano 170 da R.D. tendo Shimbashira ao centro. Exatamente um ano após a cerimônia dos 120 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, dia em que foi anunciado para "tornar Jiba repleta e animada de pessoas o ano todo" , no mesmo ânimo, 72.000 pessoas lotaram as Áreas Sagradas.
Na dedicatória, o Shimbashira referiu que:"dentro das várias sementes de gratidão que foi possível semear neste período do Decenário, estamos resolutos em aproximar-mo-nos da intenção divina e acumular esforços para evoluirmos espiritualmente e ainda, afim de contentar Oyassama eternamente viva, realizaremos a divulgação e salvação, dedicando nossa sinceridade e, partindo das proximidades, aumentar o círculo da Vida Plena de Alegria."
Após a alegre realização do Serviço de Kagura e da Dança das Mãos, o Shimbashira, em suas palavras reforçou a postura fundamental de voltar às atividades usuais tendo passado o ano do Decenário em que se desenvolveram atividades não usuais. Para que não esqueçamos a essência no cotidiano comum, tomando decisões e refletindo voltando sempre aos ensinamentos, sem nos deixar levar pelas tendências do mundo.
Ainda explanou que a iniciativa para aumentar o círculo de Vida Plena de Alegria, serão as igrejas de cada localidade, e os yoboku. Gostaria que mantivessem o espírito que foi cultivado durante as atividades do Decenário, de salvar o próximo; e manifestando isso, se empenhassem em transmitir o desejo do Parens às pessoas que não têm a estabilidade no espírito e assim "que estes serviços se liguem às atividades usuais da igreja, a firme realização da divulgação e do Serviço Sagrado."
Por fim, Shimbashira reforçou, " mantendo vivas as atividades realizadas no ano do Decenário, se ativarem o trabalho daqui em diante, penso que é realmente significativo a maneira de se dedicar neste ano."
Buscando assim, o esforço contínuo de todos, para que cada yoboku de toda a tenrikyo eleve, um grau a mais o seu poder de atuação e a sua própria fé.
fonte: Tenri jiho - 4/fev.
© Elton Akiyoshi Tanio