水曜日, 8月 30, 2006

25.000 Hits - Personalidade

"O blog entra na marca de 25.000 hits e traz nessa postagem um especial da coluna 'Personalidades'. No último dia 15 de agosto, foi realizado no Memorial dos Antepassados na Sede Mundial, o Culto do 5o. Ano de Retornamento da esposa do Shimbashira anterior, sra. Masa Nakayama. Presença marcante no expadimento da fé através da Associação Feminina, em que ocupou o cargo como a 5a. Presidente Mundial, é lembrada mesmo nos dias de hoje como um exemplo de Base da Fé deste Ensinamento. Confira!"

Sra. Massa Nakayama


Nasceu como primogênita de Tadayoshi e Yasue Tosa, 4o. Condutor e esposa da Igrejar-Mor Muya em 6 de abril de 1936. Graduou-se nas escolas primária e ginasial e no Colégio de Tenri, vindo a receber o Dom da Concessão aos 18 anos de idade. Casa-se aos 21 anos de idade com o Sucessor de Shimbashira, Zenye Nakayama.

Desse matrimônio, nasceram seis filhos, sendo que o primogênito, Zenji, é o atual Shimbashira. Com o retornamento da segunda esposa do Shimbashira II e 4a. Presidente Mundial da Associação (Sra. Oai Nakayama) em 1962, toma posse como a 5a. Presidente no ano seguinte, com somente 26 anos de idade.

Shimbashira anterior e Sra. Massa com os seus filhos

Em todo o seu mandato, dedicou-se com afinco na criação de recursos humanos, colocando força, principalmente, no Departamento das Moças da Tenrikyo. Seguindo a ideologia do Shimbashira III, em expandir o preceito da Transmissão Vertical, 'de pai para filho', não se absteve somente nas metas da Associação Feminina, como também impulsionou energicamente as Associações Infanto-Juvenil e dos Estudantes.

Sra. Massa ficou muito conhecida nas associações femininas do exterior, pois não se limitava somente no papel de esposa, trabalhando com afinco na orientação das associadas de todo mundo para tornarem-se exemplos de mulheres do Caminho.

Sempre sorridente em público, por outro lado, era conhecida pela personalidade extremamente rigorosa em se tratando dos ensinamentos de Deus-Parens. Nos 110 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama, não mostrou um momento de fraqueza ao cuidar diretamente do Shimbashira anterior que sofria de problemas de saúde.

No casamento do Sucessor de Shimbashira e Sra. Harue Hashimoto

Veio a retornar precocemente, aos 65 anos de idade, quatro meses após a sua última grande aparição em público em 19 de abril de 2001, na 83a. Assembléia Geral da Associação Femina da Tenrikyo.

Última imagem da Presidente na ocasião da 83a. Assembléia Geral

Mensagem de Despedida
No Monte Toyoda* em 24 de agosto de 2001

Mais uma vez neste ano, debaixo do sol quente do verão, a Terra Parental foi envolvida alegremente pelo Regresso das Crianças à Jiba. Logo após, foi realizado o Curso de Maturação Espiritual Colegial, em que os jovens em sua plena juventude e vigor trouxeram mais energia para a Terra Parental, encerrando-se assim o verão em Jiba. Sra. Massa nos deixa repentinamente, como se estivesse aguardando o término dessas grandes atividades. É de extrema tristeza e saudades que chegamos no dia em que deveremos nos despedir.

Desde de julho, quando fiquei sabendo de sua enfermidade, nunca iria imaginar que teríamos que estar no dia de hoje para realizar esse cerimonial com tanta tristeza. Gostaria de ter a oportunidade desse momento para pedir perdão ao Shimbashira anterior, Shimbashira e família pela falta de nossa maturação espiritual. (...)

Se refletirmos, o retornamento de Sra. Massa "coincide" justamente no momento em que as atividades mais importantes de formação e educação das crianças e jovens se encerram. Até mesmo o seu retornamento acaba por simbolizar o imenso gesto e preocupação em não atrapalhar o andamento de ambos os eventos. (...)

Não há uma pessoa sequer que não fora envolvida pelos seus gestos nobres e benevolentes. O seu sorriso, a sua postura, entre outras qualidades; não há como esquecê-las. Não há como não associar a vida da Sra. Massa com a figura de uma pessoa que sempre buscou juntamente com o Shimbashira anterior e Shimbashira na prática diária da Vida Modelo. São inúmeros sacrifícios que passou frente a Associação Feminina deste Caminho como Presidente Mundial, em que ocupou fielmente durante longos 39 anos de gestão. (...)

Mesmo nas mais longínquas terras, sempre trabalhou na vanguarda em transmitir pessoalmente aos seguidores do exterior. Seja como esposa de Shimbashira, seja como Presidente Mundial da associação, contabiliza-se 21 viagens internacionais. Esse número mostra a sua clara preocupação com as pessoas do mundo todo. (...) Mesmo agora me vem a memória a sua voz doce e gentil, mas ao mesmo tempo severas quando se tratava em Ensinamento. (...)

Quando Shimbashira tomou posse, passou a desempenhar o papel de Izanami (alma da mãe da humanidade) no Serviço de Kagura, juntamente com o Shimbashira anterior, comprovando que era um modelo de casal plenos de alegria. (...)

Mãe de seis filhos, tornou-se modelo de mãe. Tornou-se mãe de todas as pessoas que a envolvia. Nessa despedida, não há palavras para expressar tamanha dificuldade em aceitar esse fato. (...)

Sra. Massa, muito, muitíssimo obrigado.

Rev. Masahiko Iburi, Ministro da Sede e Diretor Geral Administrativo da Tenrikyo

© Depto. de Missões Exteriores

Céu azul no Culto do 5o. Ano de Retornamento da sra. Masa Nakayama realizado no Memorial dos Antepassados da Sede em 15 de agosto de 2006 às 11h.

*Cemitério da Sede e local onde se encontra o Mausoléu dos Restos Mortais de Oyassama
fonte: Miti no Dai de número 140 da edição japonesa
fotos: Miti no Dai

金曜日, 8月 25, 2006

XXIV Caravana de Regresso

© Depto. de Missões Exteriores


XXIV Caravana de Regresso à Jiba, que chegou no dia 19 de agosto.

月曜日, 8月 21, 2006

Igreja-Mor

"Atendendo ao pedido de nosso leitor Makendes Andrade, de Recife - Pernambuco, estaremos abrindo uma nova coluna que contará a história e o crescimento das Igrejas-Mores que possuem Igrejas e Casas de Divulgação no Brasil. Nesta postagem, estaremos publicando somente o conceito a respeito da estrutura hieráquica da Igreja. A partir da próxima edição, iniciaremos com a Igreja-Mor Heishin, em que o nosso leitor Makendes pertence. Confira!"

IGREJA-MOR

Conceito: No início, o local onde os seguidores se reuniam denominava-se de "irmandade". Em 10 de abril de 1888, a Sede se ligou ao Xintoísmo originando as denominações: Igreja Superior, Igreja Filial, Base Representativa e Casa Missionária. Em 27 de novembro de 1908, a Sede se desliga dos ideiais xintoístas e altera a nomenclatura de sua hierarquia em: Igreja-Mor, Igreja, Igreja Superior, Igreja Filial e Casa Missionária. Em 1913, a Sede contava com 17 Igrejas-Mores. Atualmente, temos 159 Igrejas-Mores, sendo a Igreja-Mor Tohon, a líder em quantidade de igrejas, contabilizando 541 igrejas filiais. Antes disso, a Igreja-Mor Koga, mantinha 800 igrejas filiais até ocorrer o desmembramento com a Igreja-Mor Nikko, em 1932.

fonte: Tenrikyo Jiten

Comentário: Dentro da estrutura hierárquica da Tenrikyo, a base encontra-se em Jiba, na cidade de Tenri, província de Nara, a qual denominamos de Sede (Mundial) da Igreja Tenrikyo (Tenrikyo Kyokai Hombu). Nela encontra-se o Kanrodai (Pedestal do Néctar), demarcando o local original onde a humanidade foi criada. A pessoa central que rege os dogmas da igreja é Shimbashira. Além do Shimbashira temos: Utitoryo (Diretor-Geral de Assuntos Religiosos) e Omotetoryo (Diretor-Geral Administrativo); Ministros da Sede (Hombuin); Vice-Ministros da Sede (Hombu Juin); Senhoras da Sede (Hombu Fujin); e Moços da Sede (Hombu Seinen). 159 Igrejas-Mores estão ligadas diretamente à Sede, e que deverão se submeter às leis e condutas da Sede. Algumas Igrejas Gerais são ligadas à Sede Mundial e não são necessariamente Igrejas-Mores, enquanto as demais deverão estar ligadas direta ou indiretamente às Igrejas-Mores. No Japão, as Igrejas Gerais são denominadas de Bunkyokai, enquanto as igrejas que se encontram no exterior, Kyokai; como é no caso do Brasil.

木曜日, 8月 17, 2006

Notícias - Serviço Mensal Representativo

© Karina Naomi Nomoto

Estudantes brasileiros e de outros países realizando Ensaio do Serviço animadamente.(13 de agosto)


"O Serviço Mensal Representativo de Agosto da Sede Missionária da Tenrikyo do Brasil (Dendotyo) em Jiba foi realizado no último domingo dia 13, no Alojamento Brasil-Canadá, contando com a presença de 30 pessoas. Após o ensaio do Serviço com todos os instrumentos completos, houve a apresentação de algumas pessoas que participavam pela primeira vez, e também, palavras de despedida e incentivo de alguns brasileiros que se dedicaram esforços em Jiba e que já não estarão presentes no próximo Serviço Mensal. Para o almoço de confraternização, os organizadores prepararam uma comida brasileira muito bem temperada, acompanhada de suco e com direito a sobremesa!"

© Karina Naomi Nomoto

Brinde à moda Dendotyo no almoço de confraternização

火曜日, 8月 15, 2006

Seinenkai - Internacional Hinokishin

"Determinando o espírito,

mesmos os objetivos mais impossíveis ou inimagináveis podem ser alcançados"

"Desde há alguns anos, a Associação dos Moços do Brasil vêm recebendo severas orientações de Deus-Parens rumo as comemorações dos 120 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Dentre muitas reflexões, a diretoria estabeleceu como meta voltar-se todos os esforços para o Corpo Internacional de Hinokishin, realizado a cada dois anos em Jiba. Na caminhada dos "três anos-mil dias" iniciada em 2003, com a promulgação da Instrução 2 pelo Shimbashira, a Associação dos Moços do Brasil não exitou em determinar um número de participações acima de qualquer possibilidade. Foi assim que em 18 de julho, no primeiro dia da atividade mais importante voltada aos estrangeiros da Associação do Moços da Sede Mundial, o Brasil cumpre a determinação espiritual e recebe 121 inscrições, superando todas as expectativas da organização. As atividades transcorreram até o dia 24, após muitas deliberações, hinokishin e intercâmbio com membros de outros países. Certamente, os sacrifícios enfrentados até o momento são nada mais que o imenso amor parental de Deus-Parens e Oyassama para evolução espiritual de cada pessoa envolvida nesse projeto. E com essa determinação é que esses jovens tiveram a oportunidade de semear sementes aqui em Jiba - o objetivo primordial dessa atividade. É assim, que o blog Brasil em Oyassato, através desse espaço, parabeniza todos os associados, jovens e diretoria pelo esforço para a realização desse objetivo."

foto: Tenri Jiho

土曜日, 8月 12, 2006

Oyasato Seminar 2006 - Depoimento

Depoimento do Seminarista

“Nada acontece por acaso”. Foram essas as primeiras palavras que marcaram esse Seminário de Oyassato. Durante os primeiros dias do curso, fiquei pensando muito a respeito disso, no entanto, não conseguia chegar a nenhuma conclusão. Foi necessário o decorrer do curso inteiro para que eu entendesse que Oyassama simplesmente chamou todos nós aqui, na Terra Parental, para que pudéssemos compreender melhor a razão de nossa existência e do seu amor por todos nós, seus filhos. Com um número grande de participantes, acredito que foi preciso um tempo maior para que o grupo se unisse. A Caminhada de Jussan Togue, visita às instituições e, principalmente a Caravana Missionária nos proporcionaram a oportunidade para refletirmos a respeito de como e quanto somos agraciados por Deus-Parens. E ainda, o quanto foi difícil a caminhada de nossa fé até os dias atuais. O jantar com o Shimbashira e sra. Harue na noite passada (23 de julho), foi um momento que senti uma emoção muito grande, acompanhada ainda de alegria e nervosismo. Era como se estivéssemos ao lado de Oyassama, jantando com Ela, cantando com Ela, vendo um sorriso estampado em Seu rosto. Participar desse seminário foi uma grande experiência e, realmente única. Só tenho a agradecer por tudo e a todos por esses momentos que passei aqui. Estarei em busca da meta, como o Shimbashira nos transmitiu: “Tornar-se futuramente num yoboku, transmitindo essa fé ao próximo e fazendo o possível para salvá-lo”.


Doris Naoko Suzumura

Relatório da Administração

Na 14a edição do Curso de Português do Seminário de Oyassato, era possível sentir um certo ar de nervosismo e ansiedade entre a organização, devido ao grande número de participações, excepcionalmente neste ano do Decenário. Dentre os 30 seminaristas vindos do Brasil, 22 deles já haviam se tornado yoboku antes da Cerimônia de Abertura realizada no dia 9 de julho. O diferencial deste curso com os demais promovidos pela Sede Missionária do Brasil (Dendotyo) é devido ao fato de ser realizado em Jiba, Terra Parental. E por esse motivo, podemos afirmar que todas as pessoas envolvidas nesse evento, têm a oportunidade de compreender melhor o ensinamento de nossa fé no local onde tudo começou.


Durante a primeira parte, os seminaristas participaram de aulas teóricas focalizando principalmente o conteúdo da Vida de Oyassama, além de terem a chance de conhecerem os locais históricos por onde Ela passou e viveu antes de seu ocultamento. Mais do que isso, durante essa semana, todos nós, organização e participantes nos empenhamos em nos ajustar ao sistema de internato e da rigorosa disciplina que o curso exige, para que fosse possível se criar uma união espiritual dentro do grupo.


Foi nesse aspecto que o curso teve de que passar na sua primeira “prova” de união com a Caminhada do Jussan Togue. Essa caminhada é o percurso histórico em que Kokan, filha caçula de Oyassama percorreu para realizar a primeira divulgação de nossa fé. Num total de 30 km de distância e com trechos montanhosos, uma forte chuva quase provocou o cancelamento dessa atividade. Todavia, mesmo dentro dessas dificuldades, foi possível perceber a união do grupo; em se ajudarem mutuamente para que não houvesse nenhuma desistência. Acredito que a emoção de se cruzar a linha de chegada, em frente ao Recinto de Reverência, tenha marcado a memória de todos.


A segunda parte do curso teve início com a Caravana Missionária na cidade de Hiroshima. Saímos de Jiba no dia 19, com grande expectativa em se realizar a divulgação em um local totalmente desconhecido. No meio do percurso, pudemos conhecer uma instituição onde se encontram pacientes especiais com problemas físicos e mentais. Nesse momento, o choque em ter um contato com pessoas acamadas ou sofrendo de alguma deficiência fez com que todos sentissem a gratidão de ter um corpo saudável. Chegando em Hiroshima, a organização tinha pela frente o grande problema do tempo ruim, impossibilitando seguir com a programação conforme havíamos planejado. Foi assim que no segundo dia, não foi possível realizar a divulgação, resumindo-se somente à visita ao Museu da Paz, onde puderam sentir os horrores da guerra. Nesse meio tempo, começaram a aparecer muitos casos de seminaristas com febre e ferimentos. A disciplina dos participantes em relação à programação era visível, mas a “espiritual”, àquela que se refere na salvação do próximo, não pôde ser sentida. Nessa mesma noite, um clima de desunião surgia entre os participantes. Foi assim que pudemos descobrir e sentir que nenhum de nós não estava suficientemente preparado em sair para a divulgação, pelo simples fato de ficarmos quase o dia inteiro preso dentro da Sucursal de Hiroshima. Pudemos refletir e concluir que não estávamos a passeio, mas acompanhando à Oyassama nessa jornada. Todavia, a notícia de chuva forte no dia seguinte preocupava todos, pois já chegávamos ao último dia de atividade. Foi então que com a verdadeira “união” do grupo e alegria de estarem sendo instrumentos de Deus-Parens, foi possível receber a graça de um tempo bom e, sem chuvas. A atividade transcorreu com muita animação e os semblantes de alegria entre os participantes era nítida. E foi com esse sorriso que as pessoas recebiam os panfletos...


Encerrada a atividade de divulgação, todos nós regressamos à Jiba com o espírito renovado, restando-nos somente mais alguns dias de atividades. Foi então, que todos os cursos receberam um convite de um jantar do Shimbashira e sua esposa, sra. Harue. Foi nessa noite que todos os seminaristas de todos os cursos puderam expressar pessoalmente o sentimento de gratidão ao Shimbashira por terem tido a oportunidade de participar de um curso tão importante como se tornou o Seminário de Oyassato. Os seminaristas do Curso de Português, em especial, estavam muito emocionados. Não foram raros os momentos em que pudemos presenciar o Shimbashira sorrir vendo a apresentação brasileira. Ver o Shimbashira feliz foi como se estivéssemos recebendo um imenso amor de nosso pai espiritual e cremos que não haveria um presente para nós tão especial como esse. Presente esse, resultado das virtudes acumuladas pelos pais, condutores de igrejas e casas de divulgação que se empenharam com tanto sacrifício para o envio desses jovens para este curso.


E finalmente, no dia 25 de julho, com a Cerimônia de Encerramento, chegou ao final mais um seminário, com os votos de que todos os “30 escolhidos” deste ano tenham fixado no espírito o Ensinamento, as lembranças e, principalmente a alegria de ter convivido próximo a Oyassama todos esses dias em Jiba.

Corpo Encarregado do Curso de Português do Seminário de Oyassato 2006

© Depto. de Missões Exteriores

Os 30 participantes do Brasil na parte da direita da foto oficial com Shimbashira e sra. Harue


© Depto. de Missões Exteriores
Shimbashira e sra. Harue riem ao serem convidados a dançarem axé

© Depto. de Missões Exteriores
Shimbashira e comitiva dançam junto com os seminaristas do Curso de Português ao som da música axé

© Depto. de Missões Exteriores
Seminaristas brasileiros com o Shimbashira e sra. Harue

金曜日, 8月 11, 2006

Notícias - ShoHi

© Depto. de Missões Exteriores
Diretoria e buins da Associação Infanto-Juvenil da Tenrikyo, Divisão Brasil; e buins da Associação da Sede

© Depto. de Missões Exteriores
Corpo de Hinokishin Infanto-Juvenil do Brasil


"Foi realizado entre os dias 26 e 29 de julho, o Corpo de Hinokishin Infanto-Juvenil do Exterior (Kaigai Shonen Hinokishin-Tai). Mais conhecido como ShoHi , é um Corpo de Hinokishin formado por jovens da faixa etária ginasial do Japão (de 11 a 14 anos), que se dedicam no Regresso das Crianças à Jiba, com o intuito de alegrar e divertir os regressantes, além de auxiliar nos eventos, como também, realizar o hinokishin servindo chá gelado. Com isso, fazem amizades e descobrem por si mesmos a alegria de praticar os ensinamentos de Deus-Parens e Oyassama. Neste ano, o Brasil foi representado com aproximadamente 40 crianças e jovens, acompanhados pela diretoria e buins da Associação Infanto-Juvenil da Tenrikyo, Divisão Brasil."

Leia mais sobre o ShoHi na postagem abaixo:

金曜日, 8月 04, 2006

Oyasato Seminar 2006 - Parte VII Final

"Oyasato Seminar 2006 teve o seu término no dia 25 de julho na Cerimônia de Encerramento, em meio a muita emoção e sentimento de dever cumprido tanto pelos participantes como a organização. No dia anterior, o Curso de Português participou do Ensaio-Geral do Serviço (Manabi) com todos os outros cursos. Executando os Hinos III e IV em duas partes, foi possível conferir a união do grupo na realização deste ensaio, deixando todos surpreendidos pela seriedade e empenho dos participantes. Na parte da noite foi realizada uma festa de despedida organizada pelos encarregados em que todos se emocionaram por mais um seminário de muito sucesso."

© Depto. de Missões Exteriores

Ensaio-Geral do Serviço. Seriedade e competência na execução dos hinos


© Depto. de Missões Exteriores
Foto oficial, logo após o ensaio

© Depto. de Missões Exteriores
Festa de despedida do Curso de Português. Choro, choro, choro...

© Depto. de Missões Exteriores
Os "30 escolhidos por Oyassama" na Cerimônia de Encerramento

水曜日, 8月 02, 2006

Oyasato Parade 2006

"No dia 26 de julho, logo após o Serviço Vespertino, a comitiva brasileira composta de aproximadamente 500 pessoas, desfilou no tradicional Oyasato Parade pelo Regresso das Crianças à Jiba. Embalada pelo som do axé, o grupo pôde mostrar a força do Brasil em uma das maiores atração da noite. A primeira parte da pista ficou completamente tomada por brasileiros numa extensão de aproximadamente 100 metros trazendo muita energia para a Terra Parental. O evento é realizado diariamente até o dia 5 de agosto. Confira as imagens!"

© Depto. de Missões Exteriores
O grupo do Brasil "organizando" a "bagunça brasileira" antes do desfile

© Depto. de Missões Exteriores
Seminaristas do Oyasato Seminar atravessando o Portão da Sede

© Depto. de Missões Exteriores
Pista tomada pela comitiva brasileira de aproximadamente 500 pessoas (ao fundo o carro alegórico acompanhando o grupo)

© Depto. de Missões Exteriores

© Depto. de Missões Exteriores
Mascotes do KOG, Pikky e Ribbon

© Depto. de Missões Exteriores
Presidente Mundial da Associação Infanto-Juvenil da Tenrikyo, Shimbashira Zenji Nakayama

© Depto. de Missões Exteriores
Mascote Dina

© Depto. de Missões Exteriores

© Depto. de Missões Exteriores
Comitiva coreana

© Depto. de Missões Exteriores

© Depto. de Missões Exteriores
Apresentação de Wadaiko (tambores japoneses) pelas alunas do Colégio Kyoko Gakuen





Oyasato Seminar 2006 - Parte VI

© Depto. de Missões Exteriores
Após entoar o Hino Yorozuyo, todos posam para a foto de lembrança em frente a Cúpulo da Bomba Atômica (um dos últimos prédios que restaram da bomba)

© Depto. de Missões Exteriores
O sorriso e dedicação marcaram o segundo dia de divulgação, após todos refletirem a própria conduta no dia anterior

© Depto. de Missões Exteriores
A Oratória de Rua foi um momento em que todos puderam expressar o sentimento em relação à fé




© Depto. de Missões Exteriores

Seminaristas colocam a vergonha de lado e divulgam o ensinamento nas ruas movimentadas de Hiroshima



© Depto. de Missões Exteriores

Inexperientes, muitos não esconderam o nervosismo, mas os aplausos para cada oratória foi-se tornando um estímulo para o próximo palestrante

火曜日, 8月 01, 2006

Oyasato Seminar 2006 - Parte V

"A Caravana Missionária em Hiroshima teve início no dia 19 de julho e, durante 4 dias, os 30 seminaristas se dedicaram intensamente na atividade de divulgação. No primeiro dia, todos puderam conhecer uma instituição voltada para deficientes físicos e mentais, onde puderam compreender o valor de ter o corpo saudável emprestado por Deus-Parens. Chegando em Hiroshima, uma forte chuva impediu os participantes de saírem às ruas, tornando-se um momento de reflexão e um estímulo para todos em saírem no dia seguinte com mais ânimo e espírito unido. Resultado: a previsão de chuva forte no segundo dia, transformou-se num belo dia quente e ensolarado, deixando o missionamento um fato inesquecível para todos."

© Depto. de Missões Exteriores

Na Igreja tenrikyo Kajiya, seminaristas e encarregados puderam compreender o ensinamento da Coisa Emprestada e Tomada Emprestada

© Depto. de Missões Exteriores
No primeiro dia chuvoso, todos entoaram o Hino Yorozuyo embaixo do Museu da Paz em homenagem às vítimas da Bomba Atômica de Hiroshima

© Depto. de Missões Exteriores
Seminarista realiza divulgação de porta-em-porta na cidade de Hiroshima