月曜日, 8月 21, 2006

Igreja-Mor

"Atendendo ao pedido de nosso leitor Makendes Andrade, de Recife - Pernambuco, estaremos abrindo uma nova coluna que contará a história e o crescimento das Igrejas-Mores que possuem Igrejas e Casas de Divulgação no Brasil. Nesta postagem, estaremos publicando somente o conceito a respeito da estrutura hieráquica da Igreja. A partir da próxima edição, iniciaremos com a Igreja-Mor Heishin, em que o nosso leitor Makendes pertence. Confira!"

IGREJA-MOR

Conceito: No início, o local onde os seguidores se reuniam denominava-se de "irmandade". Em 10 de abril de 1888, a Sede se ligou ao Xintoísmo originando as denominações: Igreja Superior, Igreja Filial, Base Representativa e Casa Missionária. Em 27 de novembro de 1908, a Sede se desliga dos ideiais xintoístas e altera a nomenclatura de sua hierarquia em: Igreja-Mor, Igreja, Igreja Superior, Igreja Filial e Casa Missionária. Em 1913, a Sede contava com 17 Igrejas-Mores. Atualmente, temos 159 Igrejas-Mores, sendo a Igreja-Mor Tohon, a líder em quantidade de igrejas, contabilizando 541 igrejas filiais. Antes disso, a Igreja-Mor Koga, mantinha 800 igrejas filiais até ocorrer o desmembramento com a Igreja-Mor Nikko, em 1932.

fonte: Tenrikyo Jiten

Comentário: Dentro da estrutura hierárquica da Tenrikyo, a base encontra-se em Jiba, na cidade de Tenri, província de Nara, a qual denominamos de Sede (Mundial) da Igreja Tenrikyo (Tenrikyo Kyokai Hombu). Nela encontra-se o Kanrodai (Pedestal do Néctar), demarcando o local original onde a humanidade foi criada. A pessoa central que rege os dogmas da igreja é Shimbashira. Além do Shimbashira temos: Utitoryo (Diretor-Geral de Assuntos Religiosos) e Omotetoryo (Diretor-Geral Administrativo); Ministros da Sede (Hombuin); Vice-Ministros da Sede (Hombu Juin); Senhoras da Sede (Hombu Fujin); e Moços da Sede (Hombu Seinen). 159 Igrejas-Mores estão ligadas diretamente à Sede, e que deverão se submeter às leis e condutas da Sede. Algumas Igrejas Gerais são ligadas à Sede Mundial e não são necessariamente Igrejas-Mores, enquanto as demais deverão estar ligadas direta ou indiretamente às Igrejas-Mores. No Japão, as Igrejas Gerais são denominadas de Bunkyokai, enquanto as igrejas que se encontram no exterior, Kyokai; como é no caso do Brasil.