水曜日, 1月 10, 2007

Osetikai

© Flavia Yuri Tanio

Estudantes do Instituto de Línguas da Tenrikyo que dedicaram com muito esforço e muito sorriso.


© Flavia Yuri Tanio

Moti na brasa, com o empenho dos cursistas do Shuyoka


Como todos os anos, foi realizado a Festa do Osseti (Ossetikai) nos dias 5, 6 e 7 de janeiro. A sopa ozouni foi servido a todos os regressantes, feito com o moti (bolinho de arroz) oferendado a Deus-Parens na Cerimônia de Ano Novo. Mais de 91 mil pessoas regressaram de todo o Japão e do exterior durante esses três dias de evento.

Esta tradicional festa é realizada na Terra Parental desde 1870, quando Oyassama compartilhava os motis abençoados com todos os seguidores que vinham cumprimentá-la no Ano Novo.

Os preparativos iniciam-se em 30 de dezembro quando foram oferendados à Sede 42 toneladas de moti que foram trazidos de todo o Japão e, com a força dos estudandes, cursistas do Shuyoka e demais funcionários, foram oferendados no Recinto de Reverência até o dia 3 de janeiro.

No dia 4 de janeiro, os motis foram cortados em pedaços menores por mais de 1700 pessoas utilizando todo o espaço do Recinto de Reverência Oeste, e também o Norte.

Nos dias do Ossetikai, todos que dedicam na Terra Parental inclusive estudantes e cursistas (mais de 6 mil pessoas) realizaram o hinokishin de servir o moti com mizuna (espécie de espinafre) e o caldo preparado pela Cozinha Central da Sede (Suiji Hombu).