月曜日, 7月 16, 2007

Poder servir a Deus

(Koji Sato, Omiti no Joushiki, Tenrikyo Doyusha)


Yossaburou Miyamori ingressou no caminho ao ser salvo de uma dor no braço. Voltando para casa o braço tornava a doer e visitando Oyassama a dor sarava inexplicavelmente, por isso passou a morar na Residência, tinha na época 23 anos.
Quando Yossaburou visitou a Residência pela primeira vez, Oyassama explanou:
- Gostaria de ter um filho bem atencioso como yokebito.
Yokebito significa a pessoa que não será herdeira da família.
Yossaburou era o terceiro filho, a simplicidade em pessoa, um jovem de boa índole que tinha uma personalidade esmerada e assim capaz de compreender a razão.
Desde que passou a morar na Residência, dia após dia varria o portão, limpava os quartos, cuidava da horta, capinava os morros e ainda, cuidava da lenha e ajudava na cozinha da casa de banho que existia para facilitar a vinda das pessoas que vinham fazer reverência. Fazia todos os tipos de serviço sempre sem reclamar.
A inteligência e o esforço são coisas indispensáveis para enriquecer a vida das pessoas. Como meio de vida, cultivamos plantas e criamos animais, comercializamos mercadorias, fabricamos novos objetos, tudo isso se vai dar certo ou não, depende do conhecimento e da capacidade de cada um.
Por isso, quando as coisas vão bem, infelizmente as pessoas acabam pensando “que eu fiz”, “que nós fizemos”, é muito fácil ficar com este espírito. Interpretando as coisas demasiadamente desta forma não é raro que acabe destruindo a si próprio.
O espírito humano fica facilmente coberto de ambição e arrogância, mas abrindo os olhos para Deus-Parens, poderá sentir que está sendo vivificado, tornando-se humilde, e suas palavras e atos tornar-se-ão modestos. Ainda, não conseguirá mais ficar alheio às angústias e limitações dos próximos, e todos os fatos passam a ser interpretados como se fossem consigo mesmo.
Oyassama sempre dizia a Yossaburou:
- Se achar que é para você próprio isso se torna seu, mas se fizer achando que é de outrem isso se torna de outra pessoa. (「Miyamori-sensei-no-ohanashi」, Michi-no-Tomo, julho de 1918)
Em tudo, se fizer interpretando como seu, não dizendo para as outras pessoas “eu farei por você”, “eu farei para você” mas assumindo a postura de, “permita-me fazer”, “dê-me a honra de poder fazer”. Esta sim é a forma de agir de acordo com o ensinamento.
Yossaburou se tornou um mestre do ensinamento de “dê-me a honra de poder fazer”.
Na época em que Yossaburou começou a morar na Residência coincidiu com o período em que as fiscalizações das autoridades oficiais tornaram-se mais rigorosas. A polícia chegou a advertir sobre a casa de banho que: "Não é adequado que as pessoas se reúnam e pernoitem obscenamente”, entretanto essa era a estratégia adotada para proteger os seguidores que vinham visitar Oyassama.
O mestre Shuji, primogênito de Oyassama, chegou à conclusão que “A repressão e as interferências acontecem porque o ensinamento não está legalizado”, e para criar uma igreja legalizada tomou a decisão de ir ao templo Jifuku no monte Kongo para intermediar a legalização.
Sobre isso, Oyassama disse:
“Não façam tal coisa. Deus-Parens se retirará.”
Proibiu severamente, mas o mestre Shuji pensando em Oyassama e nos seguidores, convicto de que era a melhor alternativa tomou a decisão de, mesmo assim, ir ao templo Jifuku.
A jovem esposa de Shuji, senhora Matsue disse: “Será que alguém não poderia ir?” insistindo para que alguém o acompanhasse. Entretanto, devido às palavras de Oyassama, que dissera “Deus-Parens se retirará”, era óbvio que todos ficassem hesitantes.
Nisso, Yossaburou certamente pensou “isto é para mim mesmo”. Não podendo deixar o mestre Shuji, que tinha o problema na perna, ir sozinho, se prontificou a acompanhá-lo. Era o ano de 1880.
Nesse ano, graças a isso foi inaugurada uma igreja nos moldes budistas, mas no ano seguinte, o mestre Shuji retornou aos 61 anos e no ano seguinte a senhora Matsue retornou como que acompanhando os passos do marido aos 32 anos de idade.
Com isso Yossaburou teve a convicção de que seria o próximo, então pediu dispensa dos trabalhos na Residência e saiu para a salvação rumando para o norte. Construiu o que serviu de base para a constituição das atuais, igreja-mor Umetani e igreja Tahara e ainda continuou a prestar serviços na Residência, retornando aos 80 anos de idade na véspera da celebração do 5º Decenário de Oyassama. Acredita-se que isso foi graças à sua fé de “dê-me a honra de poder fazer”.