木曜日, 12月 01, 2005

5000 HITS


EDITORIAL

~ A ESSÊNCIA DA SEMENTE ~

Antes de iniciar esse texto, primeiramente refleti sobre o papel que um editorial deveria desempenhar num jornal, revista ou algum meio de comunicação. No nosso caso, este blog. Consultando o Dicionário Houaiss, obtive a seguinte designação: Editorial - artigo em que se discute uma questão, apresentando o ponto de vista do jornal, da empresa jornalística ou do redator-chefe; artigo de fundo.

Seria leviano da minha parte dizer que sou capaz de escrever tal artigo, muito menos um editorial. De qualquer forma, peço humildemente a compreensão de alguns pontos que estejam de desacordo com a opinião de algum leitor desse blog.

É uma honra escrever um texto pela graça recebida dos 5000 acessos. Nessa oportunidade, gostaria de expressar o meu sentimento em relação ao grande evento que será realizado no próximo dia 26 de janeiro de 2006. O Decenário de Oyassama alcança a sua 12ª edição, ou seja, já se passaram 120 anos desde aquele "fatídico" dia do ocultamento físico de Nossa-Mãe, posteriormente esclarecido pelas Indicações Divinas (Ossashizu), que o fato se tornaria nada mais que o "ponto de partida" para a salvação da humanidade.

Na última Assembléia das Associação dos Moços em 27 de outubro, em que tive a oportunidade de participar, o Shimbashira transmitiu aparentemente, num tom de desabafo: "Estarei participando efetivamente por três Decenários, desde o Centenário em 1986. Sinto que a cada festividade, um desânimo assola entre os seguidores, e acredito que não estejamos tratando esse assunto tal como deveria ser. Não estamos trabalhando condizentes a esta comemoração."

Na realidade, foi a segunda vez que ouvi de Shimbashira em tom rígido. A primeira, foi no ano passado, na mesma assembléia, ou seja, há exatamente um ano. Nessa ocasião, Shimbashira disse: "Há pessoas que estão se esforçando e outras que não. Para aqueles que estão na luta até então, espero mais empenho e, para aqueles que não estão, desejo que acordem em tempo. Estamos em meio aos 'três anos-mil dias', um tempo oportuno para plantar sementes."

O que significaria o sentido de "lutar" para o Shimbashira? Questionei dentro de mim o sentido dessas palavras. Refleti e cheguei a uma conclusão, mesmo que pessoal, que este Decenário tem um sentido mais íntimo do que amplo. Melhor explicando, acredito que Deus-Parens e Oyassama desejam que nós, os seus filhos, procurem cada qual a sua própria fé e não o crescimento da Tenrikyo como uma religião.

O mundo em que vivemos trata tudo numa visão exageradamente institucionalizada. No caso da Tenrikyo, como uma organização religiosa. Tomando esse rumo, creio que o nosso raciocínio e o lado espiritual tornam-se superficiais, uma euforia momentânea. Partindo desse princípio, numa geração tão turbulenta em que vivemos, nada mais que necessário e essencial que o crescimento espiritual de cada um de nós.

A maturação nasce ou se desenvolve a partir de nossas atitudes diárias. Dentro de nosso Ensinamento, essa atitude é denominada de "espírito sincero". Na minha opinião, a sinceridade torna-se um meio para alcançarmos esse "estado de espírito" condizente a este Decenário. Sem ser piegas, mas o que falta em nossa sociedade é a transparência. E isso reflete no modo que atuamos nesta fé.

A atitude, a nossa postura ou a forma como lidamos com as nossas questões estão ligadas diretamente com a nossa alma. Ou seja, a benevolência não pode estar presente somente quando estamos rezando ou estamos praticando algum ensinamento dentro de uma atividade. Ela deve ser contínua e intensa em todos os momentos. Para isso, precisamos firmar o espírito para que tudo que pensamos; agimos; e falamos se integrem de forma natural na nossa própria personalidade. É assim que adquirimos o sentimento de salvar o próximo. A salvação profunda e sincera e, não aquela que se torna simplesmente filantrópica. Acredito que adquirimos uma aura que envolve as pessoas, e a cada palavra que transmitimos ou uma ação executada, traduzem em conforto para as pessoas.

No momento, não tenho a menor pretensão de seguir a Tenrikyo somente do ponto de vista religioso dentro de um contexto organizacional, mas sim, elevar o Ensinamento de Deus-Parens e Oyassama. O importante para mim agora, é cultivar um elo, uma intimidade com Deus, guardando-o no coração como figuras paterna e materna. Sendo assim, acredito eu, estarei alcançando a sinceridade e conseqüentemente a maturação espiritual, adquirindo confiança o suficiente em salvar as pessoas...

Assim, com a minha própria fé, desejo celebrar no dia 26 de janeiro o plantio, mesmo que seja de uma pequena semente, a alegria e satisfação de estar junto com Deus-Parens e Oyassama; ou simplesmente, Pai e Mãe.

Nelson T. Ishizaki*

*É funcionário da Sede na Seção de Português da Divisão de Tradução do Depto. de Missões Exteriores da Tenrikyo e colaborador do blog.