水曜日, 12月 07, 2005

Tenrikyo no Mundo

© Depto. de Missões Exteriores

Vista frontal do Centro Missionário da Colômbia, na cidade de Cali.

"Juntamente com a Sede Missionária do Brasil, o Centro Missionário da Colômbia torna-se um ponto de referência para a divulgação nos países vizinhos como Venezuela, Equador e Perú."

Em 2 de dezembro de 1960, 9 formandos do Curso Noturno do Colégio de Tenri embarcaram do Porto de Kobe em direção a Colômbia. O desembarque aconteceu no dia 6 de janeiro do ano seguinte no Porto de Buena Ventura. O grupo viajou mais 20 horas até a Colônia Tumaco Banana. Nessa época, a banana era o principal produto de exportação neste país. Em agosto do mesmo ano, Shimbashira II realizou uma visita a esses imigrantes, levando consigo o diploma de formatura que não haviam recebido por terem partido antes do término das aulas. Em setembro, mais 6 membros se juntaram a turma anterior dando o início do desbravamento missionário nessa região.

Com mais outros membros que foram se juntando, ao todo de 17 jovens deram início a vida de imigrantes em terras colombianas. Não havia luz, água potável e alimentos e, com as suas próprias forças tiveram que sobreviver em meio ao ambiente precário que se encontravam. Ao mesmo tempo que construíam um local para se viver, trabalhavam na plantação de bananas na colônia. Mais uma ves, em 20 de fevereiro de 1963, Shimbashira II realiza a sua visita missionária, todavia surpreende-se com a situação que se encontrava o grupo.

Ao contrário do que se imaginava, o capital para o início da comercialização de bananas era insuficiente, além da falta de experiência administrativa, resultando na volta de 6 membros ao Japão. Para os 11 membros que resolveram fixar residência nesse país, encontraram muitos obstáculos e sacrifícios nos novos empreendimentos que foram encaminhados. Apesar dos contratempos, a chama de "desbravadores do caminho" não havia apagado no coração desses jovens.

Com o imenso amor parental de Shimbashira anterior, foi proposto o estabelecimento de uma microempresa com o nome Agro Araki em 1971. Nesse empreedimento, foi oferecido condições necessárias para o plantio de milho, soja, tomate, entre outros cultivos numa área de 70 hectares. Sob a administração de 5 membros, o negócio vem rendendo lucros mesmo nos dias de hoje.

Em 1972, foi inaugurada o Centro Missionário da Colômbia, porém devido a vários contratempos, foi finalmente fixado o local do centro na cidade de Cali. Com a compra de uma área de 6 mil metros quadrados, foram iniciadas as obras para a construção do Recinto de Reverência. Em 1980, foi iniciadas as obras do novo centro com a presença do Diretor-Geral do então Depto. de Missões Ultramarinas (atual Depto. de Missões Exteriores), Ministro da Sede, rev. Hatabayashi. No ano seguinte, realizou-se a Cerimônia de Conclusão das Obras com a ilustre presença do Presidente Mundial da Associação dos Moços (atual Shimbashira) em 7 de agosto. A inauguração aconteceu no dia 6 de dezembro de 1981, juntamente com a fundação da Associação Infanto-Juvenil, Divisão Colômbia. Com o decorrer dos anos, o centro foi ampliando a sua área e atualmente conta-se com 15.600 metros quadrados.

E finalmente, em 10 de junho de 1984, Shimbashira anterior e sra. Masa visitam pela primeira vez o Centro Missionário, trazendo alegria e amor parental de Jiba no local. Nas comemorações dos 20 anos do centro em 1991, mais uma vez, Shimbashira anterior realiza a sua visita missionária, dando o início as obras de uma escola para estudos da língua japonesa, inaugurada em fevereiro de 1992.

Atualmente, 6 membros do total de 11 pessoas que imigraram em terras colombianas encontram-se em Cali, dando suporte na administração do Centro Missionário. Até o momento estão estabelecidas 1 igreja e 5 casas de divulgação.

fonte: Tenrikyo Jiten