土曜日, 3月 11, 2006

10000 HITS

"Brasil em Oyassato alcança a marca de 10000 HITS! Para esta postagem comemorativa, o blog publica com exclusividade as palavras de Shimbashira na ocasião da cerimônia dos 120 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama. O texto (na íntegra) é o original utilizado na tradução simultânea no último dia 26 de janeiro."

No Decenário dos 120 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama
Palavras do Shimbashira


A todos os presentes, nesta data em que se realiza os 120 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama, desejo manifestar os meus mais sinceros reconhecimentos pelo regresso dos senhores, sem medir a distância, tanto no Japão como no exterior.

Também, gostaria de expressar a minha gratidão pelo empenho nas diversas atividades para a salvação única, desde a promulgação das metas deste Decenário até o dia de hoje. Mais uma vez, meus sinceros agradecimentos. Muito obrigado pelo excepcional empenho de todos. A partir de agora, desejo transmitir o meu pensamento a respeito do dia de hoje. Gostaria de contar com a atenção de todos os senhores.

Neste momento, acabamos de realizar com satisfação o Serviço de Kagura e das Dança das Mãos. É realmente muito gratificante. Isto porque, em 26 de janeiro de 1887, a expressão “realizar com satisfação”, que nós usamos como se fosse um fato normal, jamais poderia ser expressa naquela época.

Conforme as palavras do Shimbashira I: “Que executem o Serviço somente aqueles com o espírito disposto a sacrificar a própria vida ao desempenhá-lo.”, os precursores vestiram várias camadas de roupas de baixo e meias, desejando apenas receber a graça pela recuperação completa de Oyassama e começaram a executar o Serviço com afinco. Oyassama escutava satisfeita o canto e o som dos instrumentos, aceitando a determinação espiritual de todos e, ao término do Serviço, ocultou-se fisicamente. Essa cena pode ser facilmente imaginada por todos em nossas mentes.

No ano anterior, em janeiro de 1886, apenas o fato de se realizar a Dança das Mãos pelos seguidores no alojamento em frente à Residência, resultava na prisão de Oyassama, apesar de sua idade avançada. Levada ao presídio, ficou detida durante 12 dias em meio a um intenso frio. Relembrando esse episódio, podemos afirmar que a realização do Serviço com os instrumentos em pleno dia e sem nenhuma intervenção, não seria senão da ocorrência de um milagre.

Convictos na melhora da saúde de Oyassama, os seguidores concluíram o Serviço com alegria. Contudo, não poderíamos expressar o impacto e a tristeza dos seguidores no momento em que foi anunciado o seu ocultamento físico.

Passados algum tempo desde a notícia, perceberam que não podiam permanecer no estado lastimável em que se encontravam. Reanimaram-se e, quando solicitado as Indicações Divinas, tiveram as seguintes palavras:

“Farei uma terra nivelada. Todos, todos, estão completos, estão completos? Entendam bem. O que disse até agora deixei-o colocado na caixa da verdade. Porém, eis que Eu, Deus, por causa do meu amor por meus filhos saí abrindo o portal, e encurtando 25 anos da vida que o Parens tinha ainda pela frente, e começo a salvar-lhes a partir de agora. Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será daqui em diante. Perguntei-lhes se nivelo a terra abrindo o portal ou fechando-o, e não solicitaram para que nivelasse a terra abrindo o portal? Eu fiz tal como desejaram. Até agora havia coisas que desejava dar a meus filhos. Porém, não pude dá-las devidamente. Ainda, ainda, doravante, as entregarei gradualmente. Deixem escutado bem.”

Ao escutar estas palavras, compreenderam que Oyassama, mesmo ocultando-se fisicamente, permanece viva espiritualmente para a salvação do mundo. Dessa forma, todos conseguiram recuperar a consciência.


“Nivelar a terra” significa “anular altos e baixos nos espíritos”.


No Ofudessaki, parte 13, encontramos:


Todas as pessoas do mundo são igualmente irmãos,
não há quem seja estranho. (XIII – 43)


Tanto as pessoas que vivem nos altos montes
como no fundo dos vales, são todas almas iguais. (XIII – 45)


Sem saber disso, o espírito humano
julga que há tanto o alto como o baixo. (XIII – 47)


Se ao menos ficarem certamente cientes disto,
as raízes dos conflitos serão cortadas. (XIII – 49)


Ao acreditarmos que existe diferença social ou espiritual entre as pessoas, isso se tornará o motivo de conflitos e guerras. Aos olhos dos Pais, ver a imagem dos filhos tão queridos entrarem em conflito entre si, deve ser a dor das mais lamentáveis.

Deus-Parens transmitiu que, ao compreendermos a verdade de que todos nós somos irmãos, tendo Deus-Parens como a imagem de nossos pais, alcançaremos o fim dos conflitos.

Disse que, abrindo o portal, iria nivelar o mundo. Acrescentou dizendo: “A partir de agora, farei a salvação.” O caminho fundamental para a salvação é o Serviço. Justamente por isso, mostrou veementemente através da enfermidade de Oyassama, manifestando o seu desejo com rigor para a sua execução.

Por outro lado, a outra maneira de salvar se realiza através do Sazuke ou Concessão Divina. Na época, quando Oyassama estava viva fisicamente, foram poucas as pessoas que receberam o Sazuke. “Havia coisas que desejava dar a meus filhos. Porém, não pude dá-la”. Como foi dito, essa expressão exprimi o seu profundo desejo.

O Dom do Sazuke começou a ser entregue amplamente após o estabelecimento preleção do Besseki.

Recebendo esse Dom e tornando-se um yoboku, devemos corresponder ao amor de Oyassama. Quando as pessoas percorrem o caminho do missionamento e salvação, aparecerão em vários lugares as salvações extraordinárias como uma prova de sua vida eterna. O Caminho veio se desenvolvendo com o vigor como se uma chama se estendesse no vasto campo seco.

Agora, gostaria de recordar mais uma vez a instância de Deus-Parens, através do molestamento físico de Oyassama até a data original dos Decenários, baseando-se no livro “Vida de Oyassama”.

No capítulo 10, sob o título “Abrindo o Portal”, inicia-se com o seguinte trecho: “Na tarde de primeiro de janeiro de 1887, Oyassama, quando saía do banho, cambaleou subitamente”. E falou, “Isto é o sinal de que o mundo vai se mover.” São palavras que pressentiam grandes mudanças.

No ano anterior, em julho de 1886, Oyassama disse: “As quatro direções ficarão escuras a ponto de não poder distinguir. Nessa ocasião, as mãos do Serviço não devem ser de meio termo. Portanto, treinem os movimentos das mãos.” Assim, informou previamente o fato de que uma época com várias dificuldades estava próxima.

Ao refletir sobre essas palavras, a expressão “As quatro direções ficarão escuras” pode ser compreendida como o próprio ocultamento físico de Nossa Mãe. Independentemente o que outras pessoas pensassem, para aqueles que acreditavam firmemente de que Oyassama permaneceria viva fisicamente até 115 anos de idade, o seu ocultamento era um fato inimaginável.

Em 4 de janeiro, como a saúde de Oyassama tornou-se crítica, consultaram a intenção de Deus-Parens.

“Já está advertido suficientemente. Até este momento, tenho-lhes informado a respeito de todas as coisas, mas não as têm compreendido clara e completamente. Embora Eu explique tanto, não há quem compreenda. Isto é o meu pesar. Estão vivendo desconfiados, mas reflitam bem a respeito. Se o que Deus lhes diz é falso, este caminho não teria continuado desde 49 anos antes até o presente. O que disse até agora tem sido realizado. Reflitam sobre isto. Devo retirar-me já, nessa condição? Devo ocultar-me?”

Nessa ocasião, Oyassama deixou de respirar e o seu corpo foi se esfriando rapidamente. Todos, assustados, perceberam que era um erro suspender a execução do Serviço tão solicitado. A partir do dia seguinte, embora em sigilo na noite, começaram executar o Serviço solicitando perdão.

Assim, houve discussões entre Oyassama e seguidores mais próximos, tendo ao centro o Primeiro Shimbashira. Um lado, Oyassama insisti unicamente a execução do Serviço. Por outro lado, os seguidores, mesmo reconhecendo a instância, ao imaginar a rigorosa intervenção policial contra saúde de Oyassama com a idade bastante avançada, não conseguiam decidir facilmente a sua execução.

Os seguidores, recebendo esta indicação, deliberaram discutindo sobre o assunto. E assim, dedicaram-se em aproximar-se da intenção de Oyassama.

Nós sabemos que o capítulo 10 do livro “Vida de Oyassama” consiste-se totalmente no desejo de Deus para a execução do Serviço. Contudo, ao reler o conteúdo, percebemos que nas indicações expressas no capítulo, não é usado nenhuma vez o termo “Serviço”.

Como foi ilustrado há pouco com as Indicações Divinas, os modos expressos em sua instância, encontram-se as seguintes palavras: “não há quem compreenda. Venho explicando a respeito de tudo a todos. Além disso, venho mostrando. Baseando-se nesses fatos, reflitam. Já não digo para fazer isso ou aquilo”. E foi transmitida repetidas vezes o mesmo conteúdo.

No dia 13 de janeiro, quando indagada próximo ao seu travesseiro a respeito das dificuldades da realização do Serviço, Oyassama rebate com as seguintes palavras: “As dificuldades serão desfeitas, segundo o espírito”. “Há 49 anos venho transmitindo a respeito da sinceridade”. Justamente por estar passando por essa difícil situação, há um sentido nos ensinamentos transmitidos até o momento. Também, as orientações conduzidas através dessas palavras mostram a importância de se colocar em prática o que fora determinado espiritualmente.

Mesmo em meio a essa solicitação, ao ser indagada a respeito da questão que mais os deixava apreensivos, temos: “Segundo a orientação de que a alma dos instrumentos renasceram nessa Residência. É nesta Residência que através do céu foi-nos transmitido que a partir de Jiba deu-se o início do mundo; no local donde não havia seres humanos, nem o mundo; o ensinamento de que fazemos parte do espírito de Deus. Se caso for sobre esses três itens, o que vocês desejam que eu responda? Assim os digo. Não deve se submeter as leis humanas”.

Todos os três itens a que fora submetida condiziam a respeito da Razão da Origem. Desde essa época, já havia controvérsias em relação às palavras divinas a respeito do ensinamento da Razão da Origem. Mesmo posteriormente, com o início da Era Showa e a época das reformas, documentos que possuíam quaisquer elementos a respeito da Razão da Origem, como o Hino Yorozuyo; Hino III; e Hino V, foram impossibilitados de serem praticados sucessivamente.

Todavia, podemos considerar a Razão da Origem como a base de nosso Ensinamento, elemento imprescindível para a sua compreensão.

Desde que realizo a salvação não tida até agora, não posso deixar de informar sobre a origem. (IX-29)

Como transmitido neste verso, com qual objetivo os seres humanos foram criados? Quem foi o ser que nos criou? Desta forma, foi-nos revelado a data, o lugar e como tudo fora criado.

É a partir daí, que a meta dos seres humanos tornou a ser a Vida Plena de Alegria e Felicidade. Deus é a figura paterna e materna dos homens, então todos nós somos irmãos entre si. A razão do casal e as graças das dez providências divinas. Todos os fundamentos de vários pontos foram orientados por Deus. E assim, a história da Razão da Origem, nada mais é que a base de compreensão da realização do Serviço. É possível afirmar que estas indagações influenciariam intimamente com o destino da Igreja.

Em meio à angústia que o Shimbashira I carregava em seu peito com essas indagações, foi transmitido serenamente com as seguintes palavras:

Por existir Tsukihi, existe este mundo; por existir o mundo, existe cada uma das coisas; por existir cada uma das coisas, existem os seus corpos; por existirem os seus corpos, existe a lei; embora exista a lei, a determinação espiritual é o mais importante.

Estas palavras não se restringem somente as pessoas que se encontravam naquele momento. Ao contrário disso, ultrapassa o tempo e são apropriadas para nós mesmo nos dias de hoje. Não podemos esquecê-las deste importante preceito, tornando-se a base de nossas decisões.

Após esses fatos, o Shimbashira I, mesmo estando sob as intervenções das autoridades, iniciou o movimento para o reconhecimento e do seu estabelecimento como uma organização. Além disso, a imprensa da época publicou artigos em oposição à Igreja. Mesmo sob as várias dificuldades as que deveriam se submeter, preservaram o Ensinamento e, para a difusão desta fé em todo mundo, passaram por inúmeros sofrimentos inimagináveis. E atravessando esse árduo caminho que puderam relembrar as várias palavras transmitidas por Oyassama naquele momento.

Nos dias de hoje podemos seguir esta fé. A execução do Serviço não transgride em nada as leis, como também não sofremos nenhuma retaliação.

Contudo, a determinação espiritual de seguir incondicionalmente o desejo do Deus-Parens Tsukihi não alterou mesmo nos dias de hoje.

Se compararmos os tempos difíceis em que deveríamos nos submeter às leis e opressão das autoridades, acredito que atualmente tudo é mais fácil. Porém, para nós seguimos esta fé, acredito que temos as nossas próprias dificuldades de nossa geração.

Ficamos desorientados com os costumes e certas obrigações de nossa sociedade. Também, sofremos com a incompreensão ou quando ficamos diante da postura fria das pessoas.

Contudo, o que temos que levar em consideração mais seriamente não está no fator externo, mas o que se encontra no nosso espírito. Existem muitos fatores que fazem nos desviar do Caminho da dedicação única a Deus: interesses próprios, a honra, caprichos, conveniências, entre outros aspectos.

Para corresponder e passar os dias conforme a intenção de Deus-Parens, antes de tudo, é indispensável procurar o seu desejo no nosso cotidiano. Baseando-se no Ensinamento precisamos pensar, julgar, determinar o espírito correspondente à intenção e atuar.

Dessa forma, recebendo as indicações atenciosamente uma após outra e realizando várias deliberações, continuaram o Serviço tomando banho de água gelada durante um mês em troca da recuperação da saúde de Oyassama. Ao aproximar-se do dia 26 de janeiro, data essa em que se é executado o Serviço Mensal, um dilema foi tomado entre a Oyassama que instava a execução do Serviço e os policiais que estavam atentos na vigilância, quando tiveram as seguintes indicações:
“Tenho explicado anteriormente para começar de agora. Apresso-lhes para começá-lo depressa”. E ainda, “Temem a lei ou temem Deus?”.

Assim, foi solicitado em tom rígido através dessas palavras.

A partir do meio-dia, como a saúde de Oyassama tornou-se mais critica, o espírito dos seguidores ficou completamente determinado. E com a decisão firme, começaram a executar o Serviço.

O que a Oyassama instou através das indicações dadas, antes de tudo, é a importância da realização do Serviço, que é o fundamento do Caminho da salvação única, de acordo como foi ensinado. E também é a firme determinação de corresponder unicamente à intenção de Deus-Parens, em quaisquer obstáculos.

E ainda, é uma posição espiritual de entrar em ação, refletindo, julgando e determinando o espírito, baseado no ensinamento transmitido por Oyassama, tendo a Vida-Modelo como um padrão. É insuficiente praticar quando for solicitado. Se uma pessoa praticar somente quando for solicitada, não fará se não for solicitada. Nem fará se não houver a pessoa que solicita. Ela poderá hesitar e nem entrar em ação, mesmo nos pequenos obstáculos.

Oyassama sempre veio explicando sobre a importância da Razão do Serviço e instando aos seguidores entrarem em ação, através da ponta do pincel ou pela boca. Contudo, nesse momento, não se atreveu a dizer para executar o Serviço, mas sim, desejou eles refletirem o que ouviram durante 49 anos, refletirem através do caminho da Vida-Modelo, compreenderem onde se encontra a intenção divina. Determinando o espírito e atuando voluntariamente. Não posso deixar de acreditar que esse seja o verdadeiro desejo de Oyassama que elevou a razão de sua vida eterna, tornado-se um exemplo de seu imensurável amor parental. Podemos interpretar esse desejo, como uma instância para nós, seguidores atuais.

Bem, para realizar o Decenário dos 120 anos, promulguei a Instrução 2, convocando o esforço de todos os seguidores para unirmos o espírito visando à maturação espiritual que com o objetivo de contentar a Oyassama eternamente viva.

Na instrução, destaquei o empenho de “cultivar e praticar o espírito de salvar o próximo”. Assim, aclamei a todos os yoboku dedicarem-se na divulgação e salvação.

Há diversidades no engajamento conforme o local e a posição social. Contudo, acredito que aqueles que se dedicaram conseguiram obter a alegria correspondente, ou seja, uma graça divina. Esse fato poderá conduzir ao brotamento promissor para o futuro.

As atividades determinadas para o Decenário encerram-se no dia de hoje. Mas como foi dito no dia original do Decenário “A partir de agora, farei a salvação”, hoje não é a meta final do caminho para a maturação espiritual.

É apenas um marco da longa caminhada tendo a meta um grande objetivo, que é a Vida Plena de Alegria e Felicidade, o desejo de Deus-Parens.

Como citei agora a pouco, nós temos o ensinamento esclarecido durante 50 anos pela Oyassama e a Vida-Modelo trilhado pessoalmente por ela. Ao refletir os nossos passos procurando o caminho correspondente à intenção, baseando-se no ensinamento de Oyassama e a Vida-Modelo, e entrar em ação, com certeza Oyassama eternamente viva nos abrirá este caminho.

Quando damos continuidade nesses esforços diariamente, encontraremos um marco seguro para a próxima etapa.

A intenção da Oyassama está na salvação única. Somos muito felizes, pois, abraçados por amor de Oyassama, somos sempre orientados. Sentindo esse amor, vamos transmitir à voz sincera de Deus-Parens e estender as mãos da salvação às pessoas que sofrem e afligem por não terem um ponto de apoio firme, transmitir, conduzindo-as para o Caminho da Vida Plena de Alegria e Felicidade. Esta é a maior incumbência e a alegria de um yoboku.

Neste tempo oportuno do Decenário, vamos refletir os nossos passos e reafirmar a nossa meta. Todos juntos, renovando o espírito, vamos fazer o voto de dar os passos animadamente no caminho que corresponda à intenção de Deus-Parens.

E vim afirmando que este ano será o ano comemorativo do Decenário dos 120 anos. Por isso, vamos mostrar o resultado dos esforços dados para o Decenário durante todo esse ano. E vamos nos dedicar para que a Terrra Parental fique animada com a presença dos regressantes, tornando-se o ponto de partida para a próxima meta; um ano seja significante.

Solicitando que todos dêem os passos animadamente, assim encerro as minhas saudações nesta data de hoje.