土曜日, 5月 27, 2006

Serviço Mensal de Maio

© Depto. de Missões Exteriores

Seguidores brasileiros se reúnem na área para tradução simultânea no Pátio Interno da Sede


"Com um tempo nublado e frio, foi realizado a partir das 9h, o Serviço Mensal de Maio. Recebendo a mesma razão da cerimônia comemorativa do Decenário de Oyassama realizada no último dia 26 de janeiro, inúmeros seguidores regressaram à Jiba neste dia. Após o cerimonial presidido pelo Shimbashira, tivemos a palestra do Ministro da Sede, rev. Tadakazu Yamada, que relatou sobre a sua participação na Caravana Missionária realizada há 38 anos por toda a Europa e Leste Europeu juntamente com o atual Diretor-Geral Administrativo (Omotetoryo), Rev. Masahiko Iburi. Logo após, os condutores de igreja escalados neste mês, reuniram-se na Residência de Oyassama para receber as palavras do Shimbashira."

月曜日, 5月 15, 2006

Entrevista

© Depto. de Missões Exteriores

Angélica e Andrey no salão do 4º andar do Prédio Oyassato-Yakata do Koshuka, momentos antes da Cerimônia de Encerramento

"Os entrevistados Andrey Ohama (Igreja Fortaleza Chuo) e Angelica Cristina Ribeiro Sales (Igreja Nordeste Hoyo) transmitem segurança em suas palavras e, a prova de que juntamente com outros cursistas tiveram a oportunidade de evoluir espiritualmente em Jiba no curso Kentei em Português."


1ª Etapa do Curso de Habilitação para Condutor de Igreja
Kentei Koshu - Zenki de nº 200 em Português


Qual foi o seu objetivo de ter se ingressado nesse curso do Kentei em Português?
Andrey Ohama - Tentar entender mais sobre os ensinamentos, mas sobretudo, conseguir discernir entre o que essencialmente é a Tenrikyo e até onde a influência da cultura japonesa pode estar dificultando nós brasileiros, a compreensão na sua essência.

Você poderia nos relatar como foram as aulas?
Andrey - Inspiradoras! Estou muito grato a todos os professores.

Em que aspecto esse curso foi importante para você?
Andrey - Fundamentalmente, para uma maior compreensão da necessidade urgente de mudanças de atitudes e pensamentos diante de dificuldades que encontramos no nosso cotidiano; a importância de interpretar as nossas próprias predestinações; e o significado de realizarmos o Serviço e Sazuke que são instrumentos de mudanças em nossa vida e dos próximos para atingirmos uma vida mais plena de alegria.

Quando e por que você decidiu se ingressar no Kentei em Português?
Angélica Sales - Decidi me ingressar no Kentei por orientação dos meus pais, que devido a dedicação diária, transmitiram-me que seria um ótimo curso e que eu evoluiria espiritualmente. Desde que eu fiz o curso de Doutrina no Brasil (Koshu) em 2003, eu já estava determinada a me ingressar no Kentei.

Quais foram as maiores dificuldades encontradas nesse curso?
Angélica - Durante o curso, não houve o que eu pudesse dizer dificuldade. A dificuldade está apenas no modo de ver as coisas.

O que você vai levar de Jiba para a sua vida daqui para frente?
Angélica - De que no tempo que passei em Jiba, Terra Parental, senti muita alegria, foi um tempo de muita evolução, de dedicação diária e satisfação sincera. Desejo praticar de agora em diante no Brasil o que aprendi aqui, pois o tempo que eu passei em Jiba foi um tempo maravilhoso que carregarei eternamente em meu coração pois são ensinamentos que me servirão para a vida inteira.

金曜日, 5月 12, 2006

KENTEI em Português (Abril - Maio/2006)

© Depto. de Missões Exteriores

As cursistas do Kentei de número 200

© Depto. de Missões Exteriores

Os cursistas reunidos juntamente com o Professor Responsável, rev. Ioshikazu Kimura

"Chega ao fim a 1ª Etapa do Curso de Habilitação para Condutor de Igreja (Kentei Koshu - Zenki) de nº 200 em Português com 54 participações. Foram quase vinte dias de intenso estudo do Ensinamento para tornar-se kyoto, ou seja, missionário. Na Cerimônia de Encerramento, O Diretor-Geral do Departamento de Formação e Doutrinamento, Ministro da Sede, rev. Motoyoshi Tomimatsu, enfatizou a importância de se adquirir a consciência de ter-se tornado um kyoto. Em suas palavras, afirmou que o kyoto está um grau acima de um yoboku, assim sendo, cada qual assume uma responsabilidade maior dentro da igreja e das atividades de cada localidade. Por fim, ensinou que devemos por em prática três ações fundamentais que nos aproxima à Deus: 1. realizar o Serviço diariamente, para limpar as nossas poeiras espirituais; 2. ministrar a Concessão Divina (Sazuke), para receber a razão de Deus-Parens em nosso corpo para a salvação do próximo; 3. e realizar a oferenda (ossonae), para evitarmos a cobiça e desprender-se das coisas materiais. Após a cerimônia, todos se dirigiram ao Recinto de Reverência para realizar o Serviço de Agradecimento e, logo após, todos se despediram emocionados fazendo votos de um novo caminho em suas vidas."

木曜日, 5月 11, 2006

Tenrikyo no Mundo

© Depto. de Missões Exteriores

Vista frontal do Centro Missionário do México


"Vista como o posto em língua espanhola mais atuante da Tenrikyo, o Centro Missionário do México se destaca pelo crescimento estável da fé nesse país."

O caminho da fé no México inicia-se em 1922 com Shinako Takane, que migrou para esse país para se casar. Ela carregava dentro de si um forte desejo para realizar a divulgação, todavia foi contrariada pelo marido, impossibilitando de realizar o seu sonho. Mesmo dentro dessas dificuldades, Shimbashira II realiza visita missionária no México para as comemorações dos 70 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama em 1951. Esse encontro foi o motivo para reascender o ânimo para a divulgação do Caminho.

Em 26 de abril de 1961, e sob o caloroso amor parental do Shimbashira III, foi fundada a Igreja Tenrikyo México (Igreja-Mor Sanohara), tornando-se a primeira igreja desse país. Em 1976, Shinako sofre problemas de saúde e o seu filho primogênito assume o cargo como o 2º condutor. Após dois anos, sua filha primogênita, Mitsue Hano, assume o cargo como a 3ª condutora. Desde o ano de 1976, foram fundadas cinco casas de divulgação e mais uma igreja, denominada de Nagoya México.

O Centro Missionário foi fundado em 1979, como Posto Representativo da Sede Missionária dos EUA. Em 1985, passa a se tornar Escritório Representativo e, logo após, torna-se Centro Missionário, tendo rev. Masahiko Iburi (atual Diretor-Geral Admininstrativo da Sede) como o primeiro condutor. Em 1989, foi inaugurado um novo Recinto de Reverência, juntamente com a fundação das Associações Feminina e dos Moços do México. E em 1992, foi fundada a Associação Infanto-Juvenil do México, iniciando as atividades das três associações.

Com a força jovem dos moços com a realização das caravanas missionárias em várias partes do país e a atividade de koteki (banda) da Associação Infanto-Juvenil, o caminho do México se expande gradativamente até dos dias de hoje.

fonte: Tenrikyo Jiten

水曜日, 5月 03, 2006

Encontro dos Brasileiros em Jiba

© Depto. de Missões Exteriores

Imagem das ependências do auditório Furusato Kaikan


© Depto. de Missões Exteriores

Participantes na primeira parte do evento


© Depto. de Missões Exteriores

Cenas do vídeo apresentado


© Depto. de Missões Exteriores

Participantes prestigiam a primeira parte do evento


© Depto. de Missões Exteriores

Alguns membros do staff


© Depto. de Missões Exteriores

Imagem do auditório visto da cabine de som


© Depto. de Missões Exteriores

Primaz da Sede Missionária e esposa na Festa de Confraternização


Veja o álbum do encontro:
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/kaigaiboo/album?.dir=/4d6bscd




14˚ ENCONTRO DOS BRASILEIROS EM JIBA

"Foi realizado no último dia 3 de maio, o anual Encontro dos Seguidores Brasileiros em Jiba, aproveitando o feriado do Golden Week. O evento deu-se início às 13h no auditório Furusato Kaikan, nas dependências da Universidade de Tenri. Com a apresentação de vídeo e palestra do Primaz da Sede Missionária, rev. Yuji Murata, os presentes puderam sentir o clima das comemorações dos 120 Anos do Ocultamento Físico, pois muitos não tiveram a oportunidade de regressar no último dia 26 de janeiro. Logo após, todos se dirigiram para o Recinto de Reverência para realizar o Serviço de Agradecimento, além de reverenciarem na Residência de Oyassama e Memorial dos Antepassados, lotando os corredores da Sede. A Festa de Confraternização deu-se início às 16h30. A organização preparou churrasco e feijão, para que todos pudessem matar saudades da comida brasileira. Com a presença aproximada de 437 pessoas (superando as expectativas), o Depto. de Missões Exteriores agradece o regresso de todos e aguarda desejando que regressem mais vezes à Jiba para deixar a Terra Parental sempre alegre neste ano do Decenário."