木曜日, 5月 11, 2006

Tenrikyo no Mundo

© Depto. de Missões Exteriores

Vista frontal do Centro Missionário do México


"Vista como o posto em língua espanhola mais atuante da Tenrikyo, o Centro Missionário do México se destaca pelo crescimento estável da fé nesse país."

O caminho da fé no México inicia-se em 1922 com Shinako Takane, que migrou para esse país para se casar. Ela carregava dentro de si um forte desejo para realizar a divulgação, todavia foi contrariada pelo marido, impossibilitando de realizar o seu sonho. Mesmo dentro dessas dificuldades, Shimbashira II realiza visita missionária no México para as comemorações dos 70 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama em 1951. Esse encontro foi o motivo para reascender o ânimo para a divulgação do Caminho.

Em 26 de abril de 1961, e sob o caloroso amor parental do Shimbashira III, foi fundada a Igreja Tenrikyo México (Igreja-Mor Sanohara), tornando-se a primeira igreja desse país. Em 1976, Shinako sofre problemas de saúde e o seu filho primogênito assume o cargo como o 2º condutor. Após dois anos, sua filha primogênita, Mitsue Hano, assume o cargo como a 3ª condutora. Desde o ano de 1976, foram fundadas cinco casas de divulgação e mais uma igreja, denominada de Nagoya México.

O Centro Missionário foi fundado em 1979, como Posto Representativo da Sede Missionária dos EUA. Em 1985, passa a se tornar Escritório Representativo e, logo após, torna-se Centro Missionário, tendo rev. Masahiko Iburi (atual Diretor-Geral Admininstrativo da Sede) como o primeiro condutor. Em 1989, foi inaugurado um novo Recinto de Reverência, juntamente com a fundação das Associações Feminina e dos Moços do México. E em 1992, foi fundada a Associação Infanto-Juvenil do México, iniciando as atividades das três associações.

Com a força jovem dos moços com a realização das caravanas missionárias em várias partes do país e a atividade de koteki (banda) da Associação Infanto-Juvenil, o caminho do México se expande gradativamente até dos dias de hoje.

fonte: Tenrikyo Jiten