水曜日, 4月 01, 2009

Trabalhar é ser útil às pessoas a nossa volta

© Depto. de Missões Exteriores


Por que as pessoas trabalham?

Qual o sentido de se “trabalhar”?

Não é somente para o nosso cotidiano, se tivermos dinheiro, não precisamos trabalhar. Por exemplo, caso haja uma pessoa que é riquíssima e viva aproveitando os dias com essa riqueza sem trabalhar, as outras pessoas podem ficar até com inveja, mas surpreendentemente essa mesma pessoa não pensa que ela está feliz. Por que o sentimento de realização plena que é “ser necessário à sociedade”, “ser útil às pessoas”, está escasso.

Além de conseguir o alimento para o cotidiano, trabalhar também tem um outro significado.


Na Tenrikyo, é ensinado que “quanto ao trabalhar, diz-se trabalhar, por que aliviam as pessoas próximas”. As pessoas próximas, pra começar seriam os familiares e as pessoas a nossa volta. Falando mais amplamente, o verdadeiro sentido de trabalhar, é aquele em que somos úteis à sociedade.


As pessoas trabalham. Por que não mudamos essa interpretação para “trabalhar para as pessoas”. Por exemplo, mesmo não conseguindo economizar, trabalhar em prol de outra pessoa se torna um excelente trabalho. Quando a nossa presença neste mundo se torna necessária para as pessoas, acredito que poderemos sentir a verdadeira felicidade.




retirado de Tenri Jiho Tokubetsugo – nº 614

novembro de 2008