火曜日, 6月 23, 2009

O PAPEL DO HOMEM E O PAPEL DA MULHER

© Depto. de Missões Exteriores



Modelando pela terra e céu do mundo, eu tenho criado marido e mulher. Isto é o princípio deste mundo.” Este verso que entoamos no Serviço Sagrado diário revela-nos a essência da natureza do casal, que deu origem ao mundo. Na história da “Razão da Origem”, temos que Deus-Parens introduziu-se no corpo do protótipo do homem como Tsuki-sama (Lua) e no corpo do protótipo da mulher como Hi-sama (Sol) e ensinou a graça da criação dos seres humanos.
A Lua representa a água, e o Sol, o calor, não sendo possível existir vida na terra na ausência de um desses elementos. É na combinação do Sol e da água que se recebe a graça divina. Mesmo que um casal seja formado por duas pessoas que tenham muitos defeitos, se pensarmos de acordo com a razão que rege o céu e a terra, poderemos entender naturalmente o que vem a ser o papel que é destinado ao homem e à mulher.
O marido, a quem foi dada a razão do céu e a razão da Lua, deverá ter um coração grande, infinitamente amplo como o espaço sideral. Ter um espírito sereno, para que possa tomar sempre as decisões mais justas e acertadas, protegendo e orientando sua família e servindo para a prosperidade da sociedade. À mulher foi dada a razão da terra e do Sol. Esta imensa terra, que abriga todos os seres vivos, e tem a função de fazer tudo crescer e se desenvolver. Tanto animais, como vegetais, não sobreviveriam sem lançar suas raízes na terra.
Além disso, para que o solo da terra se torne fértil, é necessário que ele seja adubado com elementos sujos e repulsivos, como materiais orgânicos, lixos e resíduos, que são lançados ao solo e ali permanecem enterrados. A isto se assemelha o papel da mulher.
Se ela souber receber todo o material sujo que se apresenta aos seus olhos e ouvidos, armazenando e transformando tudo em coisas boas, em bons fertilizantes, terá todas as condições para se tornar uma excelente esposa.
Ou seja, mesmo que ao seu redor veja maldade, injustiça ou escute maledicências, é importante saber assimilar esse mal, sem se contaminar com ele, e retribuir com amor, procurando sempre o caminho da harmonia e da conciliação. O lixo e os resíduos que adubam o solo são jogados nas regiões mais baixas, pois mesmo que sejam depositados em lugares altos, como as montanhas, acabam resvalando para baixo. Desprovido de tais nutrientes, o solo das montanhas só pode ser árido e improdutivo.
Além disso, assim como tudo cresce e se desenvolve melhor onde os raios do sol alcançam, também as pessoas se aglomeram naturalmente onde faz mais calor. E desta maneira, é natural que todos procurem a companhia de mulheres que sejam amáveis, irradiem calor humano e que não rejeitem nem excluam as pessoas.Um coração imenso que possa abrigar e orientar muitos, assim deve ser o coração da mulher-mãe.
Um casal geralmente é formado por duas pessoas de natureza inteiramente distintas. Cada qual cumprindo com o papel que lhe cabe, devem viver suprindo e compensando um ao outro, ajudando-se mutuamente. É assim que se construirá a felicidade da vida a dois. As palavras “dois em um é a razão celeste”, não significa a junção de dois para formar um, mas, um, constituído de dois. Fogo e Água, Homem e Mulher, Céu e Terra. É a lei que rege toda a natureza. “Tomando como modelo o Céu e a Terra”, esta é a essência da vida a dois.
texto extraído do livro “Ser Mãe”
editado pela comissão para promoção de educação de sucessores da Tenrikyo
traduzido por Emely Eiko Akasaka