火曜日, 7月 05, 2005

PERSONALIDADE - Especial de 1000 HITS

© Doyusha

Sra. Naraito Ueda

SRA. NARAITO UEDA

A sra. Narairo Ueda foi a sucessora do Honseki (sr. Izo Iburi) na entrega do Dom da Concessão Divina (Sazuke). Nasceu em 23 de fevereiro de 1863, sendo a filha do meio entre cinco irmãos.

Aos 14 anos de idade, começou a ter visões de uma deusa que ordenava-a a realizar limpeza. Com medo, ela limpava ininterruptamente, adquirindo problemas psicológicos. Preocupado com esse tipo de comportamento, o seu vizinho levou-a de regresso à Jiba. Chegando à Residência, Oyassama diz:

"Estava aguardando-a, estava aguardando-a. É a minha tia de cinco gerações anteriores que salvou a minha vida". E após 3 dias, Naraito é curada da doença.

Em 1878, Naraito aprendeu a tocar o kokyu, e no ano seguinte, ela é "adotada" por Nossa-Mãe. Além disso, a intenção de Deus-Parens era elevá-la como um de seus sucessores, para isso, recebeu-a como um dos membros da família Nakayama, ordenando-a que nunca adquirisse matrimônio. Ela mudou-se para a Residência, executando todos os afazeres domésticos que envolvia a Oyassama, desde limpeza, cozinha, costura, entre outros. Também, foi uma das responsáveis na confecção das vestes vermelhas (quimono vermelho) de Nossa-Mãe.

Após o ocultamento físico de Oyassama, Naraito volta para a sua casa paterna, porém, através das Indicações Divinas (Ossashizu), Deus ordena que ela regressasse à Jiba. Nesse ínterim, o seu irmão casa-se com a filha do Honseki, criando a partir da união das famílias Ueda e Iburi, o sobrenome Nagao (que vem a se tornar uma das famílias mais influentes na Tenrikyo).

Em 1895, o seu pai retorna, e após 3 anos, sua mãe e mais dois irmãos menores mudam-se para a Residência. Após muito relutar, finalmente Naraito muda-se definitivamente em 1906. Nesse momento, Deus-Parens ordena a construção de uma casa especialmente para ela. Inicia também, o aprendizado da entrega e dos afazeres com o Honseki. Em 6 de junho de 1907, entrega pela primeira vez o Dom da Concessão aos 45 anos de idade, e após 3 dias, o Honseki retorna.

Era uma pessoa simples e não tolerava que as pessoas falassem mal de outras pessoas. Vestia-se de quimono e faixa totalmente pretos quando saía para o serviço; e passa a utilizar o penteado estilo tchasen, semelhante ao de Oyassama.

O seu estado de saúde agravava com o decorrer dos anos e, em 1917 realizava a entrega do Dom a partir de sua casa. Após um ano, o Conselho dos Ministros da Sede (Hombuin Kaigui) determina que a esposa do Shimbashira I, sra. Tamae Nakayama ocupasse o cargo na entrega do Dom. A partir deste momento, o conselho adquire o status mais alto na Igreja, encerrando definitivamente a era dos sucessores escolhidos diretamente por Deus-Parens. Assim, Naraito vive tranqüilamente em sua casa, porém em 12 de janeiro de 1936, vem a retornar aos 75 anos de idade.

Sra. Naraito Ueda foi a única pessoa em que Oyassama chamava-a respeitosamente com o sufixo san, o que demonstra o grau de consideração que a Nossa-Mãe tinha por ela.

Fonte: Tenrikyo Jiten