木曜日, 6月 23, 2005

PERSONALIDADE

© Doyusha

Sr. Izo Iburi - O Carpinteiro


HONSEKI (SR. IZO IBURI)


Serviu como Honseki (representante de Oyassama) na transmissão das Indicações Divinas (Ossashizu), como também realizou a entrega do Dom da Concessão Divina (Sazuke). Senhor Izo Iburi tornou-se o "substituto" de Oyassama na transmissão das palavras de Deus-Parens. É conhecido também como "O Carpinteiro" por ter construído o primeiro Recinto de Reverência de Jiba.


Nascido em 28 de dezembro de 1833, veio a se tornar aprendiz de carpintaria aos 14 anos de idade. Casou-se aos 22 anos, porém a sua esposa veio a falecer. Logo após, casou-se novamente, porém separaram-se por incompatibilidade de gênios. E finalmente, aos 29 anos, casou-se com Sato que se tornaria a sua companheira pelo resto de sua vida. Foi através do segundo aborto de sua esposa que sr. Iburi se ingressou na fé. Preocupado com a saúde de Sato, foi procurar Oyassama para solicitar a cura. Chegando na Residência (Jiba ou residência de Deus-Parens), Oyassama diz:


"Estava aguardando-o, estava aguardando-o. O Carpinteiro chegou (...)"


O casal Iburi fazia parte do grupo que havia sido detido durante 3 dias pelas autoridades religiosas do Templo Xintoísta Oyamato (Caso Oyamato). Apesar da maioria abandonar a fé após esse incidente, eles foram um dos poucos que decidiram ficar e continuar a servir Deus.


Recebeu de Oyassama o ensinamento das "três sementes": Acordar Cedo; Ser Honesto; e Trabalhador. E realmente, cumpriu-o por toda a sua vida. Após um certo tempo, a família Iburi decidiu-se mudar para a Residência, servindo integralmente aos trabalhos da salvação.


Foi também a sua esposa Sato que iniciava o preparo das refeições em separado de Nossa-Mãe, a pedido de Deus-Parens. Esse ato simbolizava que Oyassama não era uma pessoa comum, mas que possuía o espírito de Deus.


Mesmo antes do ocultamento físico de Oyassama, sr. Iburi já transmitia as palavras de Deus, porém foi somente após o ocultamento que foi nomeado como Honseki. Tinha uma personalidade generosa e benevolente, porém ao transmitir as palavras de Deus, tornava-se severo. Transmitiu "Os 100 dias das Indicações Divinas (Ossashizu)" que se tornaram as últimas registradas pelo o homem.


Em 6 de março de 1907, a sra. Naraito Ueda (próxima personalidade) foi escolhida através das indicações que seria a sua sucessora; e logo depois ele passou a adquirir um comportamento como o de uma criança. Passaram-se 3 dias e sr. Iburi teve uma pequena parada respiratória; voltou em si e almoçou. Juntou as mãos num gesto de gratidão e retornou.


Sr. Izo Iburi foi uma das personalidades mais marcantes de nosso Caminho, pois foi o fiel companheiro de Oyassama em todos os momentos. Nossa-Mãe tinha um grande carinho por toda a sua família, considerando-os como um dos membros da família Nakayama.

Fonte: Tenrikyo Jiten