木曜日, 6月 30, 2005

Tenrikyo no Mundo

© Tenrikyo Mission Headquarters of America

Sede Missionária da Igreja Tenrikyo dos E.U.A., em Los Angeles


© Kim Yun Sang

Vista frontal da Sede Missionária da Igreja Tenrikyo dos Estados Unidos


"A Sede Missionária dos E.U.A. comemorou em junho do ano passado, os seus 70 anos de fundação e quase um século de divulgação em terras norte-americanas."

O Caminho nos E.U.A. teve o seu início em 1892, com o envio do sucessor da Igreja-Mor Semba, rev. Umejiro Umetani. Em seguida, muitos outros seguidores foram enviados por outras igrejas para a abertura da fé nesse país.

Contudo, não foi somente do envio de recursos humanos que ocorreu a divulgação do Ensinamento. Muitos imigrantes japoneses ingressaram na fé através de cartas enviadas pelos próprios parentes. Esta é uma peculiariedade na forma de missionamento no caso dos norte-americanos.

Em 1919, o Shimbashira II (Shozen Nakayama), realizou a visita missionária em Seattle, Washington D.C., Los Angeles, entre outras localidades em que já se encontravam alguns seguidores. Todavia, nessa visita, o então Shimbashira compreendeu as grandes dificuldades que os japoneses estavam enfrentando para realizar o estabelecimento definitivo da Tenrikyo neste país. Muitas igrejas foram abandonadas devido a vários fatores como: problemas fincanceiros; dificuldade na comunicação e adaptação, etc. Nesse momento, houve a intervenção da Sede Mundial em pressionar as Igrejas-Mores em assumir responsabilidades na reconstrução e restabelecimento do estado caótico em que se encontravam as igrejas.

Em 1934, com a necessidade de se ter um local para unificar os laços entre os segmentos de várias ramificações em que as igrejas pertenciam, realizou-se a fundação da Sede Missionária da Tenrikyo dos E.U.A..

Os precursores do Caminho enfrentaram muitas dificuldades e sacrifícios, principalmente no pós-II Guerra, em que qualquer ato de divulgação transgredia as leis da época. Certamente, os esforços estão se refletindo atualmente no empenho da ala jovem em tentar dar continuidade nos ensinamentos de Deus-Parens e Oyassama que já alcança um século de história.

No dia 20 de junho de 2004 foi realizada a comemoração dos 70 anos da Sede Missionária dos E.U.A., com as ilustres presenças de Shimbashira e esposa. O evento reuniu 1100 pessoas de várias localidades e foi marcado de muitas lembranças; e a promessa de reunir forças rumo as comemorações dos 120 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama.

Fonte: Tenrikyo Jiten

Home Page Oficial da Sede Missionária da Tenrikyo dos E.U.A. (em inglês):

http://www.tenrikyo.com/