木曜日, 5月 26, 2005

Ensinamento - As Oito Poeiras Espirituais

"As Oito Poeiras Espirituais"

MESQUINHEZ (Oshii): É poupar ou dar relutantemente o empréstimo espiritual e físico; relutar em pagar o que se deve ou devido custo; faltar ao dever que lhe compete ou pode cumprir em benefício dos próximos, do mundo e do Caminho; relutar em devolver o que tomou emprestado; desejar levar vida cômoda deixando duras tarefas aos outros; e os demais usos espirituais relutantes de oferecer algo ou serviço, os quais contraria, a razão celeste. Tem-se no Ofudessaki:

“Se tomarem algo emprestado de alguém, precisarão pagar juros.
Deverão devolvê-lo logo e agradecer.” (Escritura Divina / Ofudessaki III-28)


COBIÇA (Hoshii): É querer ganhar dinheiro sem prestar algum serviço; querer vestir-se com luxo ou comer iguarias esquecendo os méritos pessoais; cobiçar cada mulher ou homem que atraiu a atenção; desejar roupas que lhe agradou embora tenha o bastante, etc. Tal uso espiritual é justamente como colher as flores desabrocahadas para serem arranjadas no vaso. Deleitam por um tempo, mas logo murcharão, caindo as pétalas e secarão naturalmente. É de suma importância estabelecerem o espírito de satisfação sincera, seja em que for.


ÓDIO (Nikui): Julgar mal e detestar aqueles que aconselham para o nosso bem; alimentar antipatia contra o genro ou nora; censurar e ridicularizar outros falando mal pelas costas; detestar os outros e não a circunstância da ocorrência, etc. São usos espirituais classificados como essa poeira.


AMOR-PRÓPRIO (Kawai): É pensar somente no bem-estar próprio sem se importar com a sorte dos outros; arrastados pelo amor, deixar que os filhos se queixem das comidas e vestes, mintam faltem às aulas por causa da chuva ou frio; brinquem à vontade na idade em que se deve ensinar-lhes a trabalhar. Não lhes advertir a más condutas; transferir sua culpa aos outros por conveniência pessoal, etc. Se amamos nossos fihos, devemos também amar os outros e seus filhos.


RANCOR (Urami): Ter aversão por que foi humilhado, impedido de realizar a sua aspiração, alvo de más referências, etc., sem considerar a deficiência dos seu conhecimento, sua capacidade, etc., não são usos espirituais aconselháveis. Conforme os Hinos Sagrados (Mikagura-uta):

O sofrimento vem do espírito,
Devem ter rancor de si mesmos. X-7


Deve-se ter rancor de si mesmo e não dos outros.


RAIVA (Haradati): Ocorre por que se deseja ter tudo a sua vontade e capricho, preza demasiada comodidade e não purifica o espírito. Ficamos com raiva porque alguém disse algo mau, agiu desta ou daquela maneira e ignoramos a razão alheia insistindo na nossa. É aconselhável, a partir de agora que levemos em consideração a razão e não a raiva. Este uso espiritual faz perder a virtude e abrevia a própria vida.


AMBIÇÃO (Yoku): Furtar ou apoderar-se de coisas alheias; ganhar enganando ou outros, inclusive na medida; desejar imoderadamente coisas somente para si e familiares, perder-se por mulher ou alucinar-se por homem, todos são poeiras da ambição.


ORGULHO (Kouman): Ser soberbo sem merecer; rebaixar os outros; oprimi-los pela força do dinheiro; bajular os superiores e maltratar os inferiores; menosprezar e pisotear os próximos gabando-se da força e inteligência; subestimá-los fingindo saber o que não sabe; procurar os pontos fracos dos outros, etc., são a poeira do orgulho.


E foi acrescentado que Deus “detesta a MENTIRA (Usso) e LISONJA (Tsuisho).”

(Conforme a Preleção do Besseki)