月曜日, 5月 30, 2005

Ensinamento - Retornamento

Retornamento - Renascimento

Na Tenrikyo, denominamos a morte de "retornamento" (denaoshi), ou seja, o ato de devolver o corpo tomado emprestado de Deus-Parens.

O termo retornamento é originamente considerado o significado de "realizar novamente desde o ínico". A morte é a oportunidade de reciclagem e o início de uma nova vida tomando um novo corpo emprestado para voltar novamente neste mundo para o "renascimento".

O caminho que o indivíduo percorreu, segundo a sua predestinação passada, renascerá em um novo corpo emprestado, recebendo a transformação do uso espiritual na presente vida e passando pelo retornamento e renascimento para seguir a vida futura.

A TROCA DE UMA VIDA
Geralmente, os aniversários são para comemorar e a reação diante da morte é obscura, algo detestável, mas neste ensinamento é denominado como "retornamento" ou "renascimento".

A morte não é o fim, pois trata-se do renascimento, ou seja, é um ponto de partida para uma nova chance.

Ao raciocinarmos, poderemos compreender claramente que se não houver a morte é impossível de ocorrer o nascimento. Se caso não houver pessoas para morrer e só haver nascimentos, logicamente o planeta estaria transbordando de seres humanos. Pensando assim, compreendemos que o nascimento e a morte pertencem somente a um elemento e, seria difícil tentar separá-los.

O processo representado pelo "retornamento" ou "renascimento" é um ciclo contínuo sem interrupção. O próprio termo explica que a morte não é um fim e sim a largada para uma nova chance e, que o nascimento não é somente o início de uma nova vida, mas sim inclui as heranças de vidas passadas. As trocas sucessivas que ocorrem dentro deste ciclo nos encaminham a seguir rumo a Vida Plena de Alegria.