火曜日, 5月 17, 2005

Tenrikyo

"Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário."

Estas foram as palavras que Deus-Parens, Tenri-Ô-no-Mikoto, proferiu pela primeira vez através da senhora Miki Nakayama, conhecida como Oyassama, ou seja, Nossa Mãe. Os familiares de Miki, muito surpreendidos com essa inesperada revelação, recusaram repetidas vezes o pedido divino alegando todo pretexto possível. Contudo, mantendo-se solenemente inflexível, Deus-Parens não cedeu um passo sequer e, por fim, eles concordaram em obederce-lhe desalojando de sua mente todas as cogitações humanas e renunciando a todas as conveniências da própria família. Isso aconteceu em 26 de outubro de 1838, data que marca o início da Tenrikyo.

(Doutrina de Tenrikyo - cap. 1)

PREDESTINAÇÃO: determinação antecipada do destino de (algo ou alguém). Ou seja, Oyassama estava predestinada a assumir a posição de intermediário de Deus.

DEUS-PARENS: a palavra Parens origina-se do latin e singnifica pai e mãe (pais).

SACRÁRIO: significa templo vivo, ou seja, a senhora Miki Nakayama se tornou a figura humana de Deus, tornando-se um "templo vivo".

TENRI-Ô-NO-MIKOTO: como toda pessoa, Deus-Parens também possui um nome. Ele se chama Tenri-Ô-no-Mikoto. Todavia, podemos chamá-lo simplesmente de Deus-Parens ou em japonês, Oyagamissama (Oya designa pai e mãe indistintamente. Gami, variação de Kami, quer dizer divindade ou Deus. E Sama, é um sufixo de respeito para com o superior).