火曜日, 5月 17, 2005

Quem é Oyassama?

"Quero ter Miki como meu Sacrário."

(Palavras de Deus-Parens proferidas através da boca de Oyassama)

A senhora Miki Nakayama foi estabelecida como Sacrário de Deus-Parens e, com a introdução do espírito de Deus, expôs a vontade divina e iniciou a caminhada para a salvação do mundo. Era justamente 26 de outubro de 1838, data que marca o início da Tenrikyo, quando ela tinha 41 anos de idade.

A partir daí, Oyassama dedicou-se durante 50 anos de sua vida para a transmissão do ensinamento de Deus. Esta caminhada é denominada de Vida-Modelo. Nesse ínterim, ensinou e orientou as pessoas que a procuravam sobre a verdadeira conduta que um ser humano deveria possuir para realizar a Vida Plena de Alegria e Felicidade. Também, atravessou por diversos sacrifícios, desde humilhações da sociedade até a sua prisão, porém o seu amor pelos próximos era infinito, por esse motivo, em nenhum momento deixou de se dedicar para a evolução de seus filhos.

"Ocultou-se fisicamente" em 26 de janeiro de 1887, aos 90 anos de idade, porém mesmo nos dias de hoje trabalha "espiritualmente" como em vida e ininterruptamente para a salvação de toda a humanidade...

"Desejo que entendam a origem revelada há cinqüenta anos. Não era uma pessoa conhecida, deste ou daquele lugar. Era apenas uma pessoa de uma família de lavradores, uma mulher que não sabia nada em especial. Era uma pessoa simples. Entendam a razão de pregar este ensinamento."

(Indicações Divinas / Ossashizu - 8 de janeiro de 1888)

SACRÁRIO: significa templo vivo. Como Deus transmitiu suas palavras e seu amor através da senhora Miki Nakayama, ela serviu-se de sacrário (intermediária).

OYASSAMA: com o decorrer do tempo, após a revelação divina, a senhora Miki Nakayama passou a se chamar carinhosamente de Oyassama (Oya designa pai e mãe indistintamente. E Sama, é um sufixo de respeito para com o superior). Além disso, possui o espírito da mãe de toda a humanidade.

VIDA-MODELO: foram 50 anos de dedicação integral e sacrifícios em que mostrou pessoalmente o modo verdadeiro de viver para se atingir a verdadeira felicidade.

INDICAÇÕES DIVINAS (OSSASHIZU): são transcrições coletadas dos ensinamentos transmitidos verbalmente por Deus-Parens através de Oyassama e Honseki (Sr. Izo Iburi).