火曜日, 2月 21, 2006

PERSONALIDADE

SRA. MASSA NAKAYAMA

Nasceu m 25 de maio de 1825 como a filha primogênita de Miki (Oyassama) e Zembee. Tinha 14 anos quando houve a Revelação Divina. Viveu na mais profunda pobreza, segundo a intenção de Deus até os 29 anos (1853), quando casou-se com Jisuke Fukui. Desse matrimônio nasceu, Tsurutarou Fukui, Jukiti Nakayama e mais um filho que veio a retornar posteriormente.

Em 16 de fevereiro de 1878, voltou à Residência e fundou um ramo da família Nakayama. Cuidava diretamente da saúde de Oyassama e estava presente assistindo a execução do Serviço, no momento do ocultamento físico. Retornou aos 71 anos de idade, no dia 27 de outubro de 1895.





SRA. HISSA (KAJIMOTO) YAMAZAWA

Nasceu em 18 de setembro de 1863, na atual cidade de Tenri, como segunda filha de Soujiro e Oharu Kajimoto (filha de Oyassama). Aos 17 anos, foi chamada para servir na Residência, segundo a intenção de Deus. Nos primeiros tempos, cuidava dos afazeres domésticos e da saúde de Shuji, o seu tio.

Separou-se precocemente de sua mãe Oharu e passou a ser orientada diretamente por Oyassama, sua avó. Após o retornamento de Shuji, passou a cuidar diretamente dos afazeres diários de Nossa-Mãe e teve que se submeter a vários sacrifícios. Foi a única pessoa permitida pelas autoridades a estar junto com Oyassama na prisão. Também, a única pessoa presente no "quarto de 4 tatames" no momento de seu ocultamento em dia 26 de janeiro de 1887.

Em 8 de abril de 1887 (ano do ocultamento físico), casou-se com Tamezo Yamazawa, com quem teve 7 filhos. Em 10 de setembro de 1891, recebeu simultaneamente os Dons da Concessão da Água (Sazuke da Água) e da Dança das Mãos.

Foi uma das fundadoras da Associação Feminina da Tenrikyo em 29 de janeiro de 1910 e, trabalhou ininterruptamente na Residência de Oyassama até o seu retornamento em 10 de fevereiro de 1932, aos 70 anos de idade.

Fotos e Fonte: Tenrikyo Jiten