金曜日, 11月 04, 2005

Memorial dos Antepassados

© Depto. de Missões Exteriores

Vista frontal do Memorial dos Antepassados, ao lado da Residência de Oyassama



Na Tenrikyo, denominamos a morte de "retornamento" (denaoshi), ou seja, o ato de devolver o corpo tomado emprestado de Deus-Parens. O termo retornamento é originamente considerado o significado de "realizar novamente desde o início". A morte é a oportunidade de reciclagem e o início de uma nova vida tomando um novo corpo emprestado para voltar novamente neste mundo para o "renascimento".

O caminho que o indivíduo percorreu, segundo a sua predestinação passada, renascerá em um novo corpo emprestado, recebendo a transformação do uso espiritual na presente vida e passando pelo retornamento e renascimento para seguir na vida futura.

Na Sede Mundial, as almas são consagradas no Memorial dos Antepassados, mais conhecido como Soreiden. Não se sabe ao certo, mas o primeiro altar estava ao lado norte do antigo prédio do Recinto de Reverência, construído por Izo Iburi. Em 1888, nas construções da Era Taisho, um memorial foi construído entre o Recinto de Reverência e Residência de Oyassama daquela época. Em 1914, as almas dos Ministros da Sede (Hombuin), Condutores de Igreja, mestres e também dos seguidores em geral, foram consagrados nesse altar. E a partir de então, definiu-se as datas 27 de março e 27 de setembro como o Culto às Almas na Primavera e Outono, respectivamente.

Na realidade, a atual construção era a antiga Residência de Oyassama, e a atual residência foi construída na época das Construções da Era Showa. O memorial compreende-se em 3 altares em que o do meio estão consagradas as almas de: Zembee; Shuji*; Kokan*; Matsue; todos os Shimbashira e esposas; membros da família Nakayama; Izo Iburi*; Naraito Ueda*; e Tyushiti Yamanaka*. Ao lado direito estão: Pessoal do Serviço (Hombuin e Senhoras da Sede que fazem parte do Pessoal do Serviço). E por fim, ao lado esquerdo: Condutores de Igreja, yoboku e seguidores em geral.

fonte: Tenrikyo jiten

*Ver Personalidades