月曜日, 11月 21, 2005

PERSONALIDADE

Família Maegawa

Sr. Massanobu Hanshiti Maegawa
Pai de Oyassama. Nasceu na atual Sanmaiden, em Tenri. "Era proprietário rural, sendo equiparado ao samuari sem feudo, título concedido pelo suserano o que lhe dava o pivilégio de portar uma espada e ter um nome de família." (Vida de Oyassama - A Minuta)

"O meu pai, desde de jovem, vem acumulando muitos títulos. Aos 18 anos já exercia função de importância em 50 vilas. Tinha um grande sentimento de gratidão, pois conseguia ser útil para as pessoas dessas vilas."

Sra. Kinu Maegawa
Mãe de Oyassama. Nasceu em Sanmaiden, em Tenri. "(...) de personalidade muito meiga, era particularmente exímia na arte da agulha." (Vida de Oyassama - A Minuta)
Retornou em 26 de maio, aos 75 anos de idade.

Kyosuke Maegawa
Filho mais velho de Massanobu Hanshiti e Kinu. Possuía habilidades em artes manuais, sendo o responsável na confecção das primeiras máscaras utilizadas no Serviço de Kagura a pedido de Oyassama, sua irmã. Retornou em 4 de setembro de 1872, aos 80 anos de idade, porém Oyassama e os membros do Pessoal do Serviço (Tsutome-ninju) foram buscar as máscaras dois anos após o seu retornamento. Contudo, Kyosuke havia deixado concluído o seu trabalho.

Hanzaburo Maegawa
Irmão mais novo de Oyassama. Tinha 24 anos quando Deus-Parens se revelou ao mundo, por esse motivo acompanhou de perto a miséria em que a família Nakayama se encontrava. Numa época em que familiares e parentes se afastavam e os vizinhos a ridicularizavam, pode-se afirmar que foi uma das poucas pessoas que não a abandonaram nesses momentos de dificuldades. Teve uma grande influência bibliográfica a respeito da vida de Nossa-Mãe, em que deixou relatado ao Shimbashira I. Tornou-se um dos membros do Pessoal do Serviço. Esteve presente no grupo que foi buscar as máscaras do Serviço de Kagura que estavam guardadas na casa de seu irmão mais velho (Kyosuke Maegawa) e herdeiro da família. Na realidade, foi a peça fundamental para que os familiares aceitassem a presença de Nossa-Mãe na casa dos Maegawa. Retornou aos 84 anos no dia 31 de agosto de 1898.

Kikutaro Maegawa
Nascido em 10 de outubro de 1886. Nasceu como filho primogênito de Kouzo (segundo filho de Kyosuke Maegawa) e Shizu (filha de Hanzaburo Maegawa). Ou seja, era neto tanto de Kyosuke como de Hanzaburo Maegawa. Oyassama tinha um grande carinho por Kikutaro, além de ter a mesma idade do Shimbashira I. Algumas pessoas da época o consideravam como o "guardião" do Shimbashira.

Nas Escrituras Divinas (Ofudessaki), temos:

Não pensem onde estão estas pessoas,
existem duas com idade de onze anos. (XII-148)

Estas duas pessoas citadas por Deus-Parens são o futuro Shimbashira I e o próprio Kikutaro. Todavia, sentindo-se insatisfeito com a sua posição dentro da Sede, pede demissão de seu cargo em 4 de dezembro de 1897. Por outro lado, a Sede nunca aceitaria tal fato por ser uma presença indispensável e, por esse motivo realizou várias reuniões consultando as Indicações Divinas. Não mudando sua posição nem um só instante, enviou novamente a carta de demissão em 4 de fevereiro de 1898 e recebeu as seguintes palavras:

"Vamos receber temporariamente essa demissão, e encerrar esse assunto."

Indicações Divinas (Ossashizu) de 27 de fevereiro de 1898

Anos depois, tentou voltar a Sede com novos ideais, porém retornou precocemente no dia 29 de setembro de 1913, aos 48 anos de idade.

© Doyusha
Sr. Kikutaro Maegawa
Fonte: Tenrikyo Jiten