水曜日, 11月 30, 2005

PERSONALIDADE - atualizado

© Doyusha

Imagem de Kokan Nakayama (filha caçula de Oyassama)

KOKAN NAKAYAMA - A Jovem Deusa

Nasceu em 15 de dezembro de 1837 como filha caçula de Zembee e Miki e, em 26 de outubro do ano seguinte ocorreu a Revelação Divina de Deus-Parens. Sob as ordens de deus, a família cai na mais profunda pobreza, mesmo assim cresceu com saúde, consciente de sua missão e do espírito alegre em meio a situações difíceis.

Após o retornamento de seu pai, Kokan se dirige à Naniwa (autal Osaka) para realizar a divulgação do nome Tenri-Ô-no-Mikoto sob as ordens de Oyassama. Kokan também transmitia as palavras de deus juntamente com a Nossa Mãe e foi considerada a "Jovem Deusa da Residência". De acordo com a sua predestinação, ela deveria ficar em Jiba para se tornar a substituta de Oyassama. Contudo, as pessoas em sua volta, não compreendendo o real objetivo de elevá-la como intermediário de deus juntamente com a Nossa Mãe, incentivaram-a a contrair matrimônio.


Se as duas pessoas tomadas como sacrários por Tsukihi
forem postas em quartos separados...

Escritura Divina (Ofudessaki) IX-5

Nesse verso é explicado que mesmo que a Kokan e Oyassama fossem colocadas em quartos separados, as palavras transmitidas eram idênticas, comprovando a autenticidade de sua elevação como a sucessora de Nossa Mãe.

Após o retornamento de Oharu (sua irmã), Kokan não suportou ver os seus próprios sobrinhos órfãos de mãe e sob forte pressão dos familiares, casou-se com o seu cunhado da família Kajimoto. Todavia, Deus-Parens tinha sido enfático em não permitir que Kokan saísse da Residência e contrariando-o, retornou no verão de 1875 aos 39 anos de idade.

Deus, através da figura de Kokan, quis demonstrar a sua força e a importância do sentido em seguir o caminho unicamente à salvação.

fonte: Tenrikyo Jiten

Confira mais detalhes da vida da Sra. Kokan Nakayama, extraído da palestra do Ministro da Sede (Hombuin), Primaz Yuji Murata, na ocasião da Grande Cerimônia de Outubro da Sede Missionária do Brasil.

"Deus-Parens também estava se introduzindo em Kokan e, no lugar de Oyassama, ela estava transmitindo a intenção divina para as pessoas. Esse fato foi esclarecido através das Indicações Divinas da noite do dia 26 de agosto de 1898 que diz: 'Digo Kokan, a jovem deusa.' Nessa época, quando Oyassama foi realizar a salvação em outras vilas, Kokan também a acompanhou. Os primeiros seguidores deste Caminho tinham muito respeito e consideração por Kokan, chamando-a de 'jovem deusa'. Com o avançar da idade de Oyassama, foi aumentando cada vez mais a responsabilidade de Kokan. A intenção de Deus-Parens era fazer com que Kokan trabalhasse ajudando Oyassama na salvação, elevando-a na condição de 'jovem deusa'. Porém, em 18 de junho de 1872, ocorreu o repentino retornamento da irmã mais de velha de Kokan, Oharu Kajimoto. Ela retornou um dia depois de ter dado à luz ao seu quinto filho. Nessa época, Kokan estava com 36 anos de idade. Na família Kajimoto, o filho mais velho estava com 15 anos e o quinto filho acabara de nascer. De repente, as cinco crianças ficaram sem mãe, e a família estava tendo muitas dificuldades para cuidá-las e também estavam tendo problemas com os afazeres domésticos. Assim, a família solicitou para que Kokan viesse como a futura mãe e esposa dos Kajimoto. Nessa época, quando a irmã mais velha falecia, se caso a irmã mais nova fosse solteira, era costume ela adquirir matrimônio no lugar da irmã mais velha. Todos acharam uma boa idéia e incentivaram a ida de Kokan. Entretanto, de acordo a intenção de Deus-Parens, não houve a permissão de Oyassama. Isso porque Kokan era uma pessoa que tinha uma profunda predestinação com Jiba (Residência), devendo permanecer para sempre nesse lugar e, juntamente com Oyassama, trabalhar no caminho da dedicação única à salvação. Esta era a intenção de Deus-Parens. Quando Deus-Parens iniciou a criação dos seres humanos, usou vários instrumentos e as pessoas que possuem essa alma predestinada são: o marido Zembee é Izanagui, Oyassama é Izanami, Kokan é Kunissazuti e Shuji é Tsukiyomi. Oyassama não permitiu que Kokan fosse de casamento para a família Kajimoto, no lugar da irmã, porém como havia um bebê recém-nascido, deixou-a ir somente para cuidar da criança. Com o tempo, passou a ir freqüentemente de Jiba para ajudar e cuidar das crianças. Elas se apegaram muito à tia, e logicamente, as pessoas próximas, vendo que Kokan continuava solteira e já estava com 36 anos, sugeriram que ela se casasse. Desejavam que com o casamento, ela pudesse ter uma vida normal como esposa. Kokan também passou a ficar envolvida com as crianças e os dias em que permanecia na casa dos Kajimoto começaram a aumentar. Sobre a situação que teve que passar, posteriormente, foi explanado através da seguinte Indicações Divinas, do dia 26 de agosto de 1898: 'Digo jovem Kokan. Durante dez anos. Como explanar sobre as dificuldades e os sofrimentos que suportou. Foi assim e foi dessa maneira. Envolveu-se em uma situação inevitável. Por um momento pareceu que poderia se livrar, mas surgiram circunstâncias incontroláveis. Poderia ter tido uma vida confortável, mas por causa deste Caminho, por vezes fez passar por sofrimentos, dificuldades, carências e adversidades.' Por volta de junho de 1875, Kokan recebeu uma orientação física e aumentaram os dias em que ficava na cama. Deus- Parens desejava fazer Kokan consagrar-se ao caminho da devoção única a Deus, mantendo-a para sempre na residência original, em virtude da predestinação de sua alma. Porém, vista pelas pessoas, era apenas uma mulher e não era sem razão que a aconselhassem a casar-se. Kokan sofreu, então, entre a intenção divina e o sentimento humano. Kokan estava cuidando de sua enfermidade na casa dos Kajimoto, porém como o seu estado se agravou, percebeu então a intenção de Deus-Parens e repetiu que nada poderia ser feito ou mudado com o pensamento humano. Mesmo com dificuldades voltou para perto de Oyassama. Porém, no dia 26 de agosto de 1875, devido a intimação recebida por causa da construção da Casa-Portão, Oyassama tinha sido chamada a Sede do Governo da Província de Nara. Ficou presa durante três dias no presídio de Nara e na sua ausência, no dia 28 de agosto, Kokan retornou com apenas 39 anos de idade. Infelizmente, não pôde se encontrar com Oyassama. Oyassama, que estava detida, recebeu uma licença especial e regressou à Residência. Aproximou-se ao corpo de Kokan, acariciou-a e agradeceu pelos seus trabalhos e sacrifícios passados por longo tempo, dizendo: 'Coitada! Que volte logo.' Depois, ela continuou dizendo, como se estivesse conversando: 'Você não vai a nenhum lugar. É como a pele de uma cigarra, a sua alma permanecerá nesta Residência. Você irá renascer novamente neste lugar.' Aos homens que são facilmente influenciados pelo lado emocional, que possuem cogitações e preocupações, Deus-Parens fez com que a inestimável Kokan passasse por esse tipo de Caminho para mostrar claramente a importância da verdade da dedicação única a Deus. Creio que tomou-a para se tornar a ‘base da explanação’. Este é um grande e valioso exemplo mostrado para nós, seguidores deste Caminho, onde nos é ensinado a maneira de se fazer a reflexão e o rumo correto a seguir, escolhendo o caminho da verdade da dedicação única a Deus e não o mundo dos sentimentos e cogitações humanas. No decorrer de nossa vida, nos deparamos muitas vezes entre escolher a devoção única a Deus ou a cogitação humana, entretanto analisando este exemplo, podemos entender perfeitamente que em todos os momentos, devemos escolher sempre o caminho da devoção única a Deus. As pessoas da vila de Shoyashiki tinham sido tratadas com especial atenção por parte de Kokan, e por isso muita gente veio para ajudar nos preparativos do funeral. Assim, para poder retribuir à gratidão de Kokan, os fiéis decidiram formar a primeira irmandade da história da Tenrikyo que se chamou Irmandade Tenguen. Oyassama ficou extremamente alegre e satisfeita com a decisão e passaram dessa maneira a fazer o Serviço Mensal. A Irmandade Tenguen se tornou igreja em 1925. No sexto verso do Hino IV do Mikagura-Uta tem-se: 'Desejo salvar depressa os da vizinhança, entretanto, não entendem o meu espírito.' Mik. IV-6 E, no Ofudessaki, parte IV, verso 78 tem-se: 'Apressa-se mais a salvação dos da vizinhança. Reflitam logo sobre isso.' Of. IV-78 Significa que mesmo morando perto de Oyassama, não compreendiam facilmente a intenção do Parens e não levavam em consideração o desejo divino. Porém, os vizinhos, tendo como um fato significativo o retornamento de Kokan, decidiram se unir e formar uma irmandade. Foi ensinado que Kokan renasceu como sendo a filha mais velha do Shimbashira I e foi chamada Tamatiyo. Sendo a irmã mais velha do Shimbashira II, ela formou um outro ramo da família Nakayama e o Rev. Tamenobu Yamazawa foi adotado e casou-se com ela. O filho mais velho da senhora Tamatiyo foi o Rev. Massanobu Nakayama que se casou com a filha mais velha do Shimbashira II, chamada Moto*. Ainda hoje, a senhora Moto continua fazendo os trabalhos da Sede da Igreja. Na ocasião do culto de 1 ano de retornamento do Rev. Chujiro Otake, primeiro Primaz do Brasil, foi publicado um livro de memórias chamado Aramiti Kaitaku. Como o Rev. Massanobu tinha retornado, foi pedido para a sua esposa Moto escrever algo sobre o primaz. Recebemos uma mensagem bonita e escrita com muita emoção e, em um trecho, ela falava sobre a sua mãe Tamatiyo: 'Depois que minha mãe voltou do Brasil, certo dia ela comentou: se me perguntarem em que lugar gostaria de ir fazer o missionamento, responderia que iria novamente ao Brasil.' Todos nós, tendo sido atraídos por Deus, estamos fazendo a divulgação no Brasil. Assim, espero que se inspirem nesse fato e que todos os senhores se empenhem ao máximo na divulgação e salvação para poder contentar Oyassama. Este ano está fazendo exatamente 130 anos do retornamento de Kokan. Um ano expressivo. No início da história do Caminho, Kokan foi quem dedicou a inestimável sinceridade na Residência. Por isso, estudando e aprendendo através de seu exemplo, e fazendo deste a força motriz, desejo que todos se animem e se esforcem ao máximo para prosseguir por este Caminho. Faltam três meses para os 120 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Vamos convidar um maior número de pessoas para regressarem a Jiba no ano que vem e contentar Oyassama. Para isso, juntamente com todos, vamos trabalhar ativamente na conclusão das atividades do Decenário."
fonte: Jornal Tenri

*Veja Moto Nakayama na seguinte postagem: