土曜日, 1月 21, 2006

Contagem Regressiva

Em 24 de janeiro de 2006

"É grande a movimentação em Jiba. Aos poucos, os alojamentos começam a receber os seguidores de todos os países. Também, foi aberto exposições e filmes no novo prédio do Oyassato-Yakata e o blog foi conferir a "Exposição: Máscaras do Kagura". Guardada numa sala com forte esquema de segurança, neste Decenário estão sendo apresentadas as máscaras usadas no Serviço de Kagura dos 50 e 70 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama, respectivamente . É uma oportunidade única ver de perto as peças, pelo fato da Sede considerá-las sagradas. Há grandes diferenças na confecção entre os dois Decenários. Uma delas é o modo de laqueação a que foram submetidas. Foi conferido também os filmes "Providências de Deus-Parens" e "A História de Oyassama". O primeiro filme é formado por 3 telas gigantes e busca o entretenimento utilizando as mais avançadas tecnologias visuais e sonoras. O segundo filme, conta a vida de Nossa Mãe em forma de desenho animado. Ambos são atrações imperdíveis com tradução simultânea para o português."

Em 23 de janeiro de 2006

"Como já citado, Jiba entrou oficialmente no período do Decenário neste domingo (entre os dias 22 e 27 de janeiro). A V Caravana de Regresso do Brasil chegou bem, apesar do atraso de uma hora entre os aeroportos de Narita e Itami por causa da nevasca que assolou a região de Kanto (Tokyo e periferia). Hoje, Shimbashira e comitiva realizaram uma visita no novo prédio do Oyassato-Yakata (Yakata Nan-u Daini To) reservado para mostras e exposições. A Divisão de Tradução acompanhou os ajustes finais das instalações que necessitam de traduções, encerrando os trabalhos nesse setor. O blog também acompanhou essa visita (sem fotos, devido o acesso restrito) e recomenda a visita de todos os regressantes nos locais de exposição e filme, pela sua grandeza e organização."

© Depto. de Missões Exteriores

V Caravana de Regresso do Brasil, última antes do dia do Decenário, em frente do Recinto de Reverência Leste.

Em 21 de janeiro de 2006

"O dia amanheceu frio, mas contrariando a previsão dos metereologistas não nevou em Jiba. Os preparativos para o dia 26 estão em todo o vapor e, cada detalhe está sendo trabalhado minuciosamente para que não ocorra nenhum contratempo. Com a chegada do fim-de-semana, muitos seguidores começam a regressar, permanecendo em Tenri até o dia da comemoração. Também, muitos estrangeiros, principalmente da Coréia do Sul, Argentina e Brasil, procuram as preleções do Besseki para receber o Dom do Sazuke nessa época oportuna. Para amanhã, está sendo aguardada a V Caravana de Regresso do Brasil, e última, antes do Decenário."

Em 20 de janeiro de 2006

"Hoje é considerado pelos metereologistas japoneses como o dia mais frio do ano. Esse fenômeno é denominado de 'Daikan' ou 'Grande Frio'. A previsão é neve pela madrugada com mínima de - 2℃ na Terra Parental. Foi possível observar desde ontem, a colocação de bancos em toda área sagrada e também o preparo dos suportes onde serão colacadas as lanternas com os nomes de todas as igrejas espalhadas pelo mundo. Entre os dias 22 e 27 de janeiro, a cidade de Tenri estará influenciando todo o território de Kansai (região que delimita as províncias de Osaka, Nara, Hyogo, Wakayama, etc.), desde rodovias, sistema ferroviário, aeroportos e comércio. Uma grande expectativa envolve o evento que atrairá milhares de pessoas nesse período."

© Depto. de Missões Exteriores

Suporte com lâmpadas aguardando a colocação das lanternas com os nomes de todas as igrejas da Tenrikyo

© Depto. de Missões Exteriores

Bancos estão sendo colocados em toda a área sagrada que envolve Jiba. (Lado Leste)

Em 19 de janeiro de 2006

"Os 40 regressantes da IV Caravana de Regresso do Brasil chegaram bem apesar do frio de 0℃ registrado ontem à noite. Apesar da longa e cansativa viagem de quase 30 horas, todos mostraram disposição e alegria de ter reencontrado Deus-Parens e Oyassama. Há 120 anos, Oyassama estava acamada e debilitada fisicamente. Contudo, o sofrimento de Nossa Mãe foi nada mais que um artifício que Deus utilizou para que as pessoas compreendessem o real objetivo divino, a realização do Serviço. Por esse motivo, a cada Serviço Matinal que participamos com os regressantes da caravana brasileira torna-se momentos de muita emoção. O Serviço não é um mero compromisso ou cumprimento diário à Deus e Oyassama. Devemos realizá-lo com sinceridade, pois é assim que estaremos trazendo paz ao mundo..."

© Depto. de Missões Exteriores

IV Carava de Regresso do Brasil, em frente ao Recinto de Reverência Sul, logo após o Serviço Matinal (19 de janeiro de 2006)

Em 18 de janeiro de 2006

"Está sendo aguardada para a noite de hoje, a chegada da IV Caravana de Regresso do Brasil. Por ser o país mais longínquo e com maior número de seguidores atuantes, as caravanas do Brasil sempre despertam atenção e interesse de todos, principalmente pela fé transbordante dos seguidores que regressam à Jiba. Recentemente, há casos de muitos brasileiros residentes no Japão que se ingressam no Curso de Maturação Espiritual (Shuyoka) através das igrejas próximas de suas residências. É interessante que existe uma continuidade na transmissão do Ensinamento pelos familiares, mesmo tão distante de nosso país. No mês de janeiro, a partir do dia 27 (um dia após ao Decenário), está programada a participação de alguns brasileiros na I Etapa do Curso de Habilitação para Condutor de Igreja (Kentei - Zenki), com tradução simultânea. Não há um tempo mais oportuno para que todos que estejam no Brasil incentivem a participação de seus familiares, parentes e amigos que residem aqui no Japão para que regressem à Jiba e participem dos cursos oferecidos pela Sede. É o ano em que temos o compromisso de deixar a Terra Parental sempre animada."

Em 17 de janeiro de 2006

"Tenri amanheceu com 5℃ e máxima de 9℃ durante o dia. Apesar de ser o maior evento de nossa fé que se realiza a cada dez anos, um ar de traqüilidade pode ser sentido em Jiba. Aos poucos, os funcionários da Sede enfeitam as ruas com bandeiras estampadas com o logotipo oficial deste Decenário. Uma surpresa: as ruas estão sendo coloridas com verde e amarelo. Será que seria uma homenagem ao Brasil ou mera coincidência? Bem, independente disso, todos aguardam ansiosos as dezenas de caravanas vindas do Brasil e outros países e milhares de seguidores que vivem aqui no Japão, durante todo esse ano festivo. "

© Depto. de Missões Exteriores

Bandeira com o logotipo do Decenário

© Depto. de Missões Exteriores

As bandeiras estão sendo colocadas pelas ruas especialmente para as comemorações deste ano

© Depto. de Missões Exteriores

Nova placa é colocada no Portão da Sede escrita pelo Shimbashira

© Depto. de Missões Exteriores

A placa tem os dizeres: "Sede da Igreja Tenrikyo" (Sede Mundial da Igreja Tenrikyo)

Em 16 de janeiro de 2006

"Tenri amanheceu fria pela manhã, com temperatura de -1℃. Há uma fina camada de gelo sobre os carros. Em direção ao Recinto de Reverência, percebemos que com a chegada do Decenário, aumenta o número de seguidores de várias partes do mundo que vêm participar do Serviço Matutino (às 7 h). Hoje é um dia muito especial, pois é o aniversário de 47 anos do Shimbashira. Após o Serviço Treino na Residência de Oyassama (Manabi do Hino Yorozuyo), os seguidores presentes prestam uma homenagem ao Shimbashira. Temos nas palavras do Ministro da Sede, representando todos os seguidores: 'Parabéns pelos seus 47 anos. Gostaríamos de solidarizarmos com a sua intensa tarefa diária em prol do Caminho e, principalmente às vésperas do Decenário'. Com bom humor e em palavras simples, Shimbashira brinca: 'Parece que eu sou bastante ocupado, mas na verdade eu sou um pouco devagar para realizar os meus trabalhos. Essa é a realidade, por isso aparento ter muitos compromissos.' O ritmo no Departamento de Missões Exteriores começa a ficar mais intenso e, pela tarde o Diretor-Geral, Rev. Mihama convoca alguns funcionários para uma palestra. Ele solicitou que todos se dedicassem ao máximo na recepção dos regressantes do exterior e que trabalhássemos na divulgação das atividades que serão promovidas pelo departamento (vide EVENTOS & ESPECIAIS 120 na página principal desse blog). Durante o dia, a temperatura máxima alcançou 13 ℃, que é atípica nessa época do ano. Mas os noticiários avisam que é um 'calor momentâneo'. O inverno deste ano é um dos mais rigorosos nos últimos 20 anos e nos faz refletir sobre os sacrifícios que Oyassama e os mestres precursores atravessaram, momentos antes do ocultamento."