火曜日, 1月 03, 2006

Exposição: Máscaras do Kagura (atualizado)

- Serão expostas as Máscaras do Serviço de Kagura usadas nos Serviços passados.

- Local: subsolo 1 do Yakata Nau-u Daini

- Período:
De 24 a 27 de janeiro;
17 e 18 de abril;
25 e 26 de cada mês, exceto o mês de julho.

Comentário: "O blog conferiu a 'Exposição: Máscaras do Kagura'. Guardadas numa sala com forte esquema de segurança, neste Decenário estão sendo apresentadas as máscaras usadas no Serviço de Kagura dos 50 e 70 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama, respectivamente . É uma oportunidade única ver de perto as peças, pelo fato da Sede considerá-las sagradas. Há grandes diferenças na confecção entre os dois Decenários. Podemos citar:

- tamanho: há diferenças no tamanho entre as dos dois Decenários. Não se sabe ao certo, mas acreditamos que o tamanho das máscaras utilizadas atualmente assemelha-se com as do sétimo Decenário.

- estilo: o estilo é um ponto que foi bastante alterado. As do quinto decenário mostram serem bastante rústicas, enquanto que as do sétimo têm um estilo mais moderno, lembrando as máscaras utilizadas na arte do gagaku.

http://www.japan-photo.de/e-gagaku.htm

http://www.japan-photo.de/e-kagura.htm

- confecção: o modo de laqueação a que foram submetidas mostram as diferenças de época. As máscaras atuais seguem a mesma laqueação (envernização) das do sétimo Decenário".