火曜日, 1月 10, 2006

Festa do Osseti

© Photo Diary 2002
Funcionários da Sede carregam moti para o Recinto de Reverência. O carregamento é realizado anualmente no dia 30 de dezembro.


© Photo Diary 2003
Na Cerimônia do Ano Novo na Sede, moti são oferendados e abençoados por Deus-Parens em Jiba.


© Photo Diary 2002
Moti são cortados em pedaços menores para serem saboreados na Festa do Osseti.


© Elton Akiyoshi Tanio
Moti cortados sendo armazenados, antes de serem assados para a Festa do Osseti (5 de janeiro de 2006)


© Elton Akiyoshi Tanio
Alunos dos colégios ligados à Sede e seminaristas do Curso de Formação Espiritual preparando-se para assar moti no galpão preparado especialmente para esta função. (5 de janeiro de 2006)


© Elton Akiyoshi Tanio
Moti são assados ininterruptamente durante 4 horas em três dias de evento. (5 de janeiro de 2006)

© Depto. de Missões Exteriores
O ozouni da Sede é composto de moti assado, mizuna (um tipo de espinafre) e caldo temperado. (5 de janeiro de 2006)


© Elton Akiyoshi Tanio
Aproximadamente 100 mil pessoas saboreiam o ozouni, durante a Festa do Osseti. (5 de janeiro de 2006)


© Elton Akiyoshi Tanio
Shimbashira anterior visita o Galpão número 6 e recepciona os regressantes de várias localidades. (7 de janeiro de 2006)

Festa do Osseti

A Festa do Osseti já se tornou uma tradição organizada pela Sede Mundial da Igreja Tenrikyo, como um meio para se comemorar a chegada do novo ano saboreando o moti (massa de arroz) abençoado em Jiba.

Historicamente, saborear-se do moti teve origem quando Oyassama ainda estava viva fisicamente. Com a chegada do ano novo, Oyassama dividia os moti abençoados às pessoas mais próximas. No início da Era Meiji (por volta de 1868), o número de seguidores aumentava e, mesmo assim era imenso o desejo de Nossa Mãe repartir desse moti abençoado para todos os regressantes que iam reverenciá-la. Com isso, deu-se início a Festa do Osseti. (Fonte: Jornal Tenri Jiho de 1º de janeiro de 1931)

A partir de então, todo o dia 4 de janeiro, é realizado a Cerimônia do Corte do Moti, mais conhecido como Kagami-Biraki. Atualmente, a festa compreende entre os dias 5 e 7 de janeiro, porém antigamente, o dia 5 era reservado somente para os moradores das vilas vizinhas e, os demais dias, para os regressantes.

No ano novo de 1874, está registrado que Oyassama saboreou alegremente juntamente com todos os seguidores que regressaram e decidiu-se nessa ocasião o preparo de um local para o cozimento e preparo do moti, cozinha e um galpão para se receber os regressantes. É comprovado também, através de uma carta enviada em 1888 por Tane Umetani, de que a festa seria realizada no período entre os dias 5 e 8 até as 16 horas. Então, os dias e horários vêm sendo cumpridos desde a época de Oyassama.

O tempero do ozouni da Sede está registrado em documentos de 1889. O ozouni é uma sopa tradicional japonesa que é saboreado no ano novo. Cada região e cada família herda de geração em geração o seu modo de preparo. No caso da Sede, o ozouni consiste em moti assado, caldo temperado e mizuna (um tipo de espinafre). A Festa do Osseti é muitas vezes citada nas Indicações Divinas (Ossashizu), por esse motivo, a sua realização é considerada sagrada pela Sede.

Em muitas ocasiões, como guerras e leis imperiais proibiram a realização do evento. Contudo, com o final dos conflitos, o evento volta a ser realizado no formato atual. As Igrejas Diretas oferendam toneladas de moti no dia 30 de dezembro, em que se realiza o tradicional hinokishin de carregamento de moti; o moti é oferendado e abençoado na Cerimônia do Ano Novo; e cortado no dia 4 de janeiro. E durante três dias, entre os dias 5 e 7 de janeiro (das 10 h às 14h), a Festa do Osseti é realizado com a presença aproximada de 100 mil pessoas.

fonte: Tenrikyo Jiten