水曜日, 10月 19, 2005

4000 HITS - ESPECIAL

Profa. Mika Otonari (ao centro) com os alunos da sala de português do TLI

4000 HITS - O Sentimento de Gratidão

"O nosso blog alcança a marca de 4000 HITS! Para esse especial, teremos um depoimento, que se torna nada mais que um momento de refexão para todos nós rumo as comemorações para o Decenário. Confira!!"



Cheguei em Jiba em abril de 2004, recebendo a missão de ensinar o Português no Instituto de Línguas da Tenrikyo (TLI).


Antes de vir ao Japão, ainda não tinha em mente como seria minha vida depois de terminar a faculdade. Imaginava continuar os estudos (apesar de não gostar muito de estudar), trabalhar, ganhar dinheiro, seguir carreira....enfim, ter uma vida independente. Nessa época, muitos problemas foram aparecendo: doenças, acidentes de carro e até mesmo retornamento de alguns seguidores da Casa de Divulgação a qual pertenço. Além disso, tive alguns problemas na minha vida pessoal que me faziam ficar extremamente cansada e revoltada.


Certo dia, uma amiga me falou: “Por que você não vai para o TLI?”. Pensei que não seria uma má idéia. Meu pai sempre dizia que eu já estava gastando demais os meus créditos de merecimento com Deus e que eu devia fazer algo, pois a data para o Decenário já estava ficando perto. Animada com a idéia de continuar a ensinar o Português (pois já estava trabalhando com nessa área) e também de regressar a Jiba após 9 anos, fui consultar o meu pai, que não pensou duas vezes e aceitou prontamente, dizendo: “Se for para Jiba, é o melhor! Nada como estar perto de Deus-Parens e Oyassama, fico mais tranquilo. Prepare seu espírito para ser humilde e salvar o próximo, e nunca esqueça o sentimento de gratidão.” Estas palavras me tocaram profundamente.


Já se passaram dois anos desde então. Hoje, estou tendo a oportunidade e agradeço de coração de estar relatando um pouco do que tenho aprendido e, principalmente refletido. Durante este período, muitas coisas boas e ruins aconteceram desde que vim para cá. Encontro sempre pessoas com problemas de saúde ou passando por dificuldades e penso sempre no que posso fazer para ajudá-las. A primeira coisa que me vem à cabeça é transmitir o Sazuke (Concessão Divina), pois penso que é preciso acalmar o meu espírito e desta pessoa para que Oyassama possa trabalhar melhor. Depois, procuro passar um pouco do ensinamento de Deus-Parens e fazer com que esta pessoa veja que ela não é a única sofredora no mundo; que existem muitas pessoas numa situação muito pior que ela, e que, se ela está passando por aquilo não é nunca para o mal, mas para que possa agradecer e assim limpar suas poeiras.


Quando recebemos algum tipo de advertência, seja em forma de enfermidade ou algo que não aconteceu conforme queríamos, logo pensamos, "o porquê de tudo aquilo" ou até mesmo procuramos algo ou alguém para jogarmos a culpa, mas dificilmente pensamos que tudo que nos acontece, seja bom ou ruim, é tudo puro reflexo, ou colheita daquilo que um dia semeamos.

Com o coração repleto de poeira, esquecemos que tudo é uma graça de Deus! Esquecemos do sentimento de gratidão! Hoje posso acordar e ver o dia lindo que faz; posso falar; posso sentir o sabor das comidas; posso abraçar com carinho; posso andar; enfim, posso fazer tudo como quero e esqueço que tudo é uma graça de Deus-Parens!


Quando penso em tudo que posso fazer e percebo o quanto esqueço de agradecer, por pequenas e simples coisas, meu coração fica apertado e pequeno, e penso: “Puxa, quanta ingratidão para com os meus pais!”. Mas se ficar somente lamentando e não se mexer, de nada adianta ficar somente no pensamento. Por isso, procuro fazer as coisas por parte, pouco a pouco, pois sei também que se fizer muitas coisas ao mesmo tempo sem entender o porquê, vou acabar sem entender nada no final.

Então, procuro ir sempre ao Serviço Matutino na Sede, pois acredito que a limpeza começa por aí e, quando aparece alguém, ou pra conversar, ou para ministrar o Sazuke, procuro demonstrar minha gratidão fazendo com que o meu próximo também perceba a graça que recebe e sinta profunda gratidão.


Procuremos não esquecer esse sentimento de gratidão por pequenas e simples coisas, pois a partir disso estaremos também fazendo a limpeza espiritual e alegrando a Deus e Oyassama, e se passarmos isso adiante melhor ainda! Isto também é salvação! Caminhemos animados e gratos rumo a comemoração dos 120 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama!

Mika Otonari*

*É funcionária da Sede como professora de Português no Instituto de Línguas da Tenrikyo (TLI - Tenrikyo Language Institute) e colaboradora do blog.