Parte I
"(...) O dia de Oyassama inicia-se no momento em que ela se 'apresenta' ao público pela manhã (Odemashi). (...) tomamos como base os horários dos Serviços Matutino e Vespertino. Normalmente, ela acorda 30 minutos antes do Serviço Matutino, porém na Cerimônia do Ano Novo, quando o horário do Serviço é às 5 horas da manhã, ela se levanta às 4 e, logo em seguida, toma o seu banho. (...) Porém, nos dias normais, como já foi dito, ela se levanta 30 minutos antes e a guiamos (Senhoras da Sede / Hombu-fujin) para a sua sala de maquiagem. Como é neste local que Oyassama lava o rosto e se penteia, eu tenho o compromisso de auxiliá-la. Em seguida, ela se serve do chá no seu quarto de descanso e, mais uma vez, volta para o quarto de repouso e troca de roupa. E finalmente, Oyassama se 'apresenta' ao público. Geralmente, essa 'apresentação' ocorre 10 minutos antes do Serviço Matutino. (...) o almoço é servido às 11 horas da manhã. Somente esse horário prevalece fixo o ano todo. As demais refeições sofrem mudanças de acordo com a estação do ano. (...) em seguida, Oyassama toma o seu banho e novamente a guiamos até o quarto de maquiagem. Nesse ínterim, ocorre a limpeza de sua Residência. Após o horário do banho, ela toma o café da tarde e, logo em seguida, retorna ao seu trabalho. Finalmente, ela se serve do jantar e é executado o Serviço Vespertino. Depois de 1 à 2 horas do término do Serviço, dependendo da estação, Oyassama finalmente descansa. (...)"
Veja a imagem:
Parte II
"(...) enquanto Oyassama se 'apresenta' em sua Residência, equivoca-se quem acredite que ela fique somente sentada. Após oferendar o arroz abençoado, Oyassama realiza o sopro no arroz lavado. Além disso, ela acompanha o Shimbashira em seus trabalhos oficiais. Também, acompanha os casamentos realizados em sua Residência, como as reuniões no Local de Trabalho. Principalmente, quando os regressantes visitam-na, está sempre a disposição para ouvir os problemas e os seus sofrimentos. Ela trabalha para que as pessoas que vieram pedir ajuda, sejam salvas na melhor maneira possível. Ou seja, todo o pensamento ou solução que a pessoa tiver, após a visita em sua Residência, pode ter a certeza que é o trabalho de Oyassama. Não há um momento de descanso sem que esteja trabalhando para a salvação. (...)"
Parte III
"(...) o sistema atual do modo de servir à Oyassama, foi estabelecido na época da inauguração da nova Residência de Oyassama, ou seja, no outono do ano de 1933.(...) a sra. Tamae Nakayama (esposa do Shimbashira I e neta de Oyassama) que conviveu com Nossa-Mãe até os 10 anos de idade, foi a idealizadora e conselheira no que diz respeito à esse sistema. Dentro disso, ela nos orientou da seguinte maneira: 'Temos inúmeras pessoas (...) que não podem servir à Oyassama diretamente. Também, seria impossível chamar à todos para poder serví-la, por esse motivo, vocês (Senhoras da Sede) estão representado todas essas pessoas para esse honroso serviço. Não pensem de forma alguma que vocês foram escolhidas por serem seres importantes. Guardem sempre no coração, que todas vocês estão representando à todos os seguidores nessa tarefa. Mais, não é só um ritual de formalidades, mas devem fazê-lo de coração.' Foi da sra. Tamae que aprendemos diretamente a respeito das atitudes e postura em relação à tudo que realizamos nos dias de hoje."
"Costurando bem, informem que a troca das vestes ficou pronta. Quimono simples no verão e quimono com forro no frio; façam peças das respectivas estações do ano. Trabalharei vestindo-as. Apenas não podem ver a imagem. É a mesma coisa. Somente não há a imagem."
Indicações Divinas (Ossashizu) de 17 de março de 1890
**Esposa do Shimbashira I e neta de Oyassama
"(...) É por esse motivo que há uma necessidade de mudar o pensamento ao servir a Oyassama. Não podemos acreditar que o nosso modo seja o mais ideal no momento em que a servimos, mas devemos sempre imaginar se realmente a Nossa Mãe está se sentindo bem com o nosso tratamento. É um exercício de concentração em que devemos focalizar o que Oyassama realmente está querendo em cada momento. Exemplificando, temos a hora do banho. Nesse momento, o serviço não se restringe em somente guiá-la pelos corredores até o local do banho, mas devemos aguardá-la numa posição apropriada para que não a atrapalhe quando ela sair. Quando se penteia, aguardamos-a em prontidão ao lado da penteadeira para que possamos auxiliá-la, logo ela solicite. Também, no seu descanso, zelamos para que o futon (edredom japonês) não fique pesado sobre ela. Quando está dormindo, tomamos o máximo de cuidado para que não façamos barulho em demasiado e atrapalhe o seu sono. São esses e outros cuidados que são herdados de geração em geração e que não sofrem mudanças desde a época da Sra. Tamae Nakayama."