火曜日, 10月 18, 2005

Tenrikyo no Mundo

© Ikuo Kajimoto

Vista frontal da Igreja Congo Brazzaville, na África.

DOS NÓS SAEM OS BROTOS
- Uma semente plantada na África -


O missionamento no Congo confunde-se com a própria história da Igreja Congo Brazzaville. Em setembro de 1960, após participar do X Encontro das Religiões na Alemanha, o Shimbashira II, Shozen Nakayama, fez uma escala em Brazzaville, capital do Congo na África (ex-colônia francesa). No percurso do aeroporto até o hotel, ele conheceu o Sr. Nosonga Alfonso, o motorista do táxi que o conduzia. Nosonga sentiu um grande amor parental de Shimbashira II. A partir desse momento, nasceu uma grande amizade entre os dois. Então, Shimbashira II decidiu se dedicar na abertura da divulgação desse país.


Em dezembro de 1964, o governo do Congo concedeu a autorização de divulgação no país e em 26 de abril de 1966, e assim foi fundada a Igreja Congo Brazzaville. O rev. Naohisa Takai tornou-se o primeiro condutor, seguindo-se do rev. Kunihiro Shimizu como segundo condutor em 1967. Nessa época, a Sede impulsionou os trabalhos voluntários, enviando médicos dos Hospital Ikoi-no-Ie para atendimentos médicos que tanto eram precários nesse país. Também, incentivou no desenvolvimento de recursos humanos através das atividades do koteki e treinamento do judô.


Em 1972, rev. Takai voltou novamente ao posto como terceiro condutor. Um ano antes das comemorações dos 90 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama, em 1975, rev. Nsonga Alphonse vinha a se tornar o quarto condutor. E finalmente, em meio as atividades dos "três anos-mil dias" para as comemorações dos 120 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama, rev. Pierre Bazebibaka, que vinha seguindo a fé desde a infância, toma o posto como quinto condutor.


O Condutor Pierre Bazebibaka proferiu na dedicatória de posse as seguintes palavras: "Dando início a uma nova história nesta igreja, solicito que mesmo assim possamos receber as várias graças continuamente."


O Serviço foi realizado com todos os membros trajando o tão desejado otsutomegui. Para a Cerimônia de Posse, todos se comprometeram não utilizar os livros de instrumentos, se dedicando ao máximo nos treinos de Dança especialmente para o evento. Como resultado, foi possível testemunhar um Serviço alegre e com espírito unido.


Mesmo após as guerras internas e conflitos que o país vem enfrentando desde a fundação da igreja em 1966, o caminho deste país continua progredindo. Em dezembro de 1998, os ataques desta guerra se tornaram mais violentos e a igreja que se localiza na área do conflito se tornou alvo de mísseis destruindo parte de sua estrutura. Este fato se tornou uma grande orientação de Deus. Dentro de grande nó, pode ser sentido várias proteções de Deus-Parens e Oyassama.


A Cerimônia de Posse se tornou um momento de muita reflexão e alegria. Já se passaram quarenta anos desde o primeiro plantiu da semente feito pelo Shimbashira II, e agora uma nova história se inicia no caminho deste país.
Reuniram-se mais de 200 pessoas neste dia, e com espírito unido fizeram os votos de caminhar com ânimo rumo as comemorações dos 120 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama e os 40 anos de fundação da igreja.

fonte: Tenrikyo jiten