木曜日, 10月 06, 2005

Entrevista

© Depto. de Missões Exteriores

Atsuko, Keiko e Kátia em frente ao escritório da Associação Infano-Juvenil da Sede



Associação Infanto-Juvenil da Tenrikyo

Presidente Mundial: Zenji Nakayama (Shimbashira)


A Associação Infanto-Juvenil da Sede (Shonenkai Hombu) é composta atualmente por 7 departamentos divididos em 20 seções, movendo 67 funcionários, dentre eles 5 estrangeiras (3 brasileiras, 1 canadense e 1 taiwanesa). A Associação foi criada com o objetivo de intensificar a transmissão vertical (de pai para filho), através de atividades de aprofundamento da fé como estágios e seminários; fortalecendo o espírito de se dedicar na formação de recursos humanos. No caso dos estagiários estrangeiros, todos recebem o título de Buin (membro da Associação da Sede) ao final de um ano; e ficam aptos a auxiliar nos cursos de orientação por todo o Japão; tornar-se staff no Regresso das Crianças a Jiba (Kodomo Ojibagaeri), entre outros. Confira a entrevista abaixo com as estagiárias brasileiras.

© Depto. de Missões Exteriores
Kátia e Atsuko na Seção de Atividades Internacionais

Como é o seu dia-a-dia?
Kátia Nozuma - "O dia na Associação começa com o cumprimento matinal com todos os funcionários presentes. A partir daí, cada qual se dirige para o seu local de trabalho e realizam seus respectivos afazeres. Nós, que somos estagiárias, e ainda não temos muitas responsabilidades, passamos o dia ajudando outros setores que necessitam de suporte e que estão bastante atarefados. O dia acaba com o cumprimento vespertino, em que agradecemos por mais um dia repleto com a proteção de Deus-Parens. E finalmente realizamos a limpeza diária do escritório."

Quais os tipos de atividades que vocês realizam?
Kátia -
"Durante o ano realizamos diversas atividades tais como cursos de koteki, acampamentos e cursos de formação de líderes das Associações. Todas as atividades são realizadas com um único objetivo: transmitir as crianças a alegria da fé."

Por quê você teve a idéia de se ingressar na Associação?
Atsuko (Ureshino) Murakami - "Eu tive interesse em entrar na Associação porque queria aprender como transmitir as crianças a alegria da fé através de jogos e atividades que são realizados aqui na Sede."

Como foi o processo para o ingresso?
Atsuko - "As fichas de inscrição podem ser obtidas na Sede do Shonenkai e devem ser entregues junto com uma redação com o tema: “Shonenkai e eu”. Depois desse processo é marcada uma entrevista que é realizado na Sede com os responsáveis gerais, ou seja, o Diretor-Geral e o vice."

© Depto. de Missões Exteriores
Yoko Sakurada (Canadá), juntamente com Atsuko, Keiko e Kátia na entrada do escritório da Sede

Quais as dificuldades que você enfrenta ou enfrentou na Associação?
Natália Keiko Murata -
"A maior dificuldade é a de que você é um estrangeiro dentro de um mundo japonês. Não só a língua japonesa é difícil, mas tive muitas dificuldades para me adaptar com costumes e regras daqui."



Como está sendo esse um ano de Shonenkai para você?
Keiko - "Gratificante, pois temos a oportunidade de aprender na Sede as atividades principais do Shonenkai como: Regresso das Crianças a Jiba (KOG), Camping, Koteki, entre outros."

© Depto. de Missões Exteriores
Ao final da entrevista, as brasileiras posam em frente ao Prédio Oyasato Yakata onde se encontra o escritório da Associação Infanto-Juvenil da Sede.