土曜日, 10月 01, 2005

PERSONALIDADE - atualizado

© Tenrikyo Jiten

Sr. Tyushiti Yamanaka, o discípulo de Oyassama



REV. TYUSHITI YAMANAKA


Nasceu em 1827 como segundo filho da família Yamanaka. Seu irmão mais velho e herdeiro do sobrenome vem a falecer, e Tyushiti recebe a incumbência de defender o brasão da família. Os Yamanaka tinham muitas posses e eram muito respeitados pela vizinhança.


Contudo, em 1862, aos 36 anos de idade, a harmonia de sua casa fica abalada. Num curto período de um ano, Tyushiti atravessa por três falecimentos em sua família, além disso, a sua esposa Sono fica gravemente enferma. Em meio ao sofrimento das doenças que assolava entre os familiares e parentes, Tyushiti resolve visitar a Deusa de Shoyashiki que tanto se comentava na época, e recebe as seguintes palavras:

"Você tem uma grande predestinação com Deus, por isso ele chamou-o até aqui. Não se preocupe com as doenças, eles logo serão curados. Mas em troca, terá que servir unicamente à Deus."

E assim, todos receberam graças maravilhosas, uma após outra. Esse fato tornou-se o início de sua fé, aos 38 anos de idade. Desde então, Tyushiti foi um exemplo de fé e, em 1864, financiou a construção do Local do Serviço, ou seja, aquele que se tornou o primeiro prédio na Residência (juntamente com Honseki, rev. Izo Iburi).


Tyushiti Yamanaka recebeu várias Concessões de Oyassama e, mesmo após o seu ocultamento, trabalhou efetivamente nas atividades da Sede que ainda estava em formação. Muito querido por Nossa-Mãe, retornou em 22 de novembro de 1902, aos 76 anos de idade.



Fonte: Tenrikyo Jiten




Comentário:
Rev. Tyushiti Yamanaka tem um papel importante na história de nossa fé, pois foi uma das pessoas que auxiliou "financeiramente" a família Nakayama, num período em que Deus-Parens iniciava as "construções formais" na Residência (a começar pelo Local do Serviço citado acima) . Além disso, tinha uma grande influência política na localidade, o que propiciou a abertura do Caminho nos "altos montes" (uma metáfora que refere-se ao ricos). Oyassama tinha um grande carinho por sua família e, como no caso da sra. Naraito Ueda, foi elevado como um membro da família Nakayama.