O Centro Social e Cultural de São Paulo da Sede Missionária da Igreja Tenrikyo do Brasil
"O Centro Social e Cultural de São Paulo (Tenri Kaikan) torna-se um dos centros missionários mais importantes da América Latina."
O terreno do Centro Social e Cultural de São Paulo da Igreja Tenrikyo (São Paulo Tenri Kaikan), foi adquirido em março de 1970. Aproximadamente 60% da quota de seguidores encontram-se na cidade de São Paulo e, desde cedo, houve a necessidade de se criar um local que possibilitasse a promoção das atividades dessa regional. Além disso, muitos filhos de seguidores do interior que vinham à cidade em busca de melhores estudos, não tinham condições financeiras para a moradia, assim sendo cresceu um movimento para a criação desta instalação.
Todavia, com o decorrer das reuniões realizadas pelos diretores da Sede Missionária (Shuji-kai), chegou-se a conclusão de que este posto missionário não deveria se tornar somente um local para reuniões e alojamento para estudantes, mas como também uma representação da Sede Missionária da Tenrikyo do Brasil em São Paulo; escritório da Regional dos Seguidores de São Paulo; centro cultural e social; e um local para receber visitas do exterior e de locais distantes.
Além desses objetivos que propocionaram a compra do terreno, foi possível abrir um escritório do Jornal Tenri (1971), em um dos cômodos da antiga casa. Em dezembro de 1977, foi realizada a compra do terreno contíguo, iniciando-se as obras de reestruturação e criação de uma academia de judô. No ano seguinte, os livros de estudos que se encontravam na Sede Missionária foram transferidos para São Paulo sendo innaugurada a Biblioteca Tenri do Brasil no mês de fevereiro, ao mesmo tempo que era aberta ao público.
Com o tempo, a casa adquirida começava a apresentar estado de deterioração, além das instalações ficarem separadas em 6 construções independentes, na qual dificultava os processos de locomoção e comunicação. Com a aproximação das comemorações dos 110 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama, a Sede Missionária decidiu concentrar todos os esforços na construção de um novo prédio. Em 26 de abril de 1994, recebeu-se a Permissão de Construção pela Razão de Jiba e, em julho do mesmo ano, o então sucessor de Shimbashira, rev. Zenji Nakayama e esposa, estiveram presentes na cerimônia de início das obras.
Após 15 meses de intenso trabalho e com a ilustre presença do então Diretor-Geral do Depto. de Missões Ultramarinas (Depto. de Missões Exteriores), rev. Masahiko Iburi, foi inaugurada a nova e atual construção do Centro Social e Cultural.
O São Paulo Tenri Kaikan recebeu várias visitas ilustres como: o Shimbashira anterior e sua falecida esposa; o atual Shimbashira e esposa, entre outros Ministros da Sede que visitam anualmente o Brasil. Após a conclusão das obras, o local tornou-se uma grande referência para os encontros dos seguidores de todo o país e América Latina.
fonte: Tenrikyo Jiten