木曜日, 9月 08, 2005

Entrevista

© Depto. de Missões Exteriores















Cecília, Giseli, Hiroko (Venezuela), Evelin, Heni (México), Clarissa e Akiyoshi (atrás)

"Após 6 meses desde o início das aulas no TLI, estudantes brasileiros contam como é estudar no instituto."

Como é o seu dia-a dia no TLI?
Clarissa Otake - "Na escola temos horário para tudo, desde o Serviço Matutino Estudantil até os intervalos e estes são seguidos à risca, nem um minuto a mais ou a menos. As aulas são voltadas para a gramática, porém uma vez por semana temos aula de Kanji, Listening, Otefuri e Doutrina da Tenrikyo."


Como é estudar com tantos estudantes de outros países?
Clarissa - "Está sendo um grande aprendizado, porém difícil, afinal convivemos com pessoas de culturas muito diferentes. Mas, mesmo com estas diferenças, estudar no TLI está sendo muito divertido e gratificante, uma experiência para o resto da minha vida."


Por que pensou em vir ao TLI?
Evelin Ohnuma -
"O objetivo de vir ao TLI foi para o aprendizado da minha "língua mãe", e posteriormente ajudar na compreensão dos ensinamentos da Tenrikyo em japonês, pois por melhor que sejam as traduções de livros e artigos, existem palavras em que o significado se expressa melhor na língua original, a tradução infelizmente pode perder o real sentido."

Como está sendo estudar no TLI?
Evelin - "Estudar no TLI tem sido uma experiência muito boa e amadurecedora, pelo fato da escola possuir muitos bons professores e por ser um local onde transmite experiências de tantas culturas diferentes. Os professores são como nossos pais pela atenção, disposição e pelos inúmeros conselhos que nos passam. Só tenho a agradecê-los. Por ser uma escola onde recebe estudantes de diversos países ela conciliou a cultura japonesa com as possíveis diferenças de costumes dos estudante estrangeiros, isso é muito bom, pois facilita em nossa adaptação."