土曜日, 9月 17, 2005

Especial 3000 HITS

© Depto. de Missões Exteriores

Lucila Mitsuyo Yamashita, colaboradora do blog.


Brasil em Oyassato - 3000 HITS

"O nosso blog alcança a marca de 3000 HITS! Para esse especial, teremos duas postagens mais do que inéditas - um editorial; e um relato de experiência. Confira!!"

EDITORIAL

~ 120 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama


O que fizemos durante esses últimos dez anos? O que pensamos? Que objetivos traçamos? O que descobrimos? O que conquistamos?


Ao festejarmos o Decenário de Oyassama, retomamos o caminho que trilhamos, mas também o que nossos ancestrais passaram para que hoje estivéssemos aqui. Por isso, relembramos a importante data do dia 26 de janeiro de 1887.


Nessa época, a saúde de Oyassama tornava-se cada vez mais crítica, pois Deus instava a realização do Serviço, a evolução espiritual de seus filhos para a salvação da humanidade. Porém, isso era difícil por haver a repreensão policial. Mas Deus insistia e mostrava que naquele momento não era:


(...) mais possível ficar acomodado, dizendo para esperar até tomar providências junto às autoridades. Por acaso, temem as leis dos homens ou respeitam os ensinamentos do Parens? (...) Devem refletir bem sobre esse ponto.

(Vida de Oyassama p.247)


Era preciso refletir sobre a conduta diante das palavras de Deus. E hoje, qual é a nossa atitude perante o que nos foi ensinado através de Oyassama?


Até o presente, tenho explicado tudo, sobre todas as coisas. Já não digo se devem fazer isto ou aquilo. Nesta caminhada que começou há 49 anos, devem ter passado por todos os caminhos. Devem ter compreendido. Devem ter sido salvos também. Não há quem reflita nem por um momento. Tenho atraído todos, tanto os de perto como os de longe. Não entendem a situação. Já não darei indicações para fazer isto ou aquilo. Depende do espírito de cada um. Já não darei mais qualquer indicação.


Indicações Divinas de 10 de janeiro de 1887

Era o momento de agir, não somente esperar e buscar a salvação, mas praticá-la.

Assim, procurando determinar o espírito:


(...) Shinossuke ordenou: “Que fiquem para executar o Serviço somente aqueles com espírito decidido a suportar qualquer intervenção policial.” Decidindo-se, todos vestiram várias roupas de baixo, várias meias, preparados para serem presos a qualquer momento(...)

(Vida de Oyassama p. 248)

Embora o Serviço fosse iniciado mais ou menos à uma hora da tarde, não apareceu um policial sequer

(Vida de Oyassama p. 248)

Assim, Oyassama se ocultou. Todos sentiram como se o solo tivesse partido sob os pés, e a luz do Sol e da Lua extinguido diante deles, e o mundo caísse na escuridão.

(Vida de Oyassama 250-251)


As pessoas choraram desesperadas, muitos acreditaram que seria o fim da Tenrikyo. Porém, através de Izo Iburi houve essa indicação:


Nivelarei a terra. Estão todos reunidos? Compreendam bem. O que disse até agora deixei colocado na caixa da verdade. Porém, como saí abrindo o portal, por amor aos filhos, encurtei 25 anos da vida que o Parens tinha ainda pela frente e começo a salvação a partir de agora. Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será doravante. Perguntei se desejavam a terra nivelada abrindo o portal ou fechando-o. Não disseram para nivelar a terra abrindo o portal? Fiz como desejaram. Até agora havia algo que queria dar aos filhos. Porém, não pude dar devidamente. Doravante, será entregue gradualmente. Ouçam bem.

Indicações Divinas de 18 de fevereiro de 1887


Abriu o portal, saiu de um corpo limitado para estender a salvação ao mundo, entregando o dom do Sazuke às pessoas e fazendo-as refletir sobre o verdadeiro significado da atitude de salvação. Oyassama passou por sacrifícios sempre com o espírito animado e deixou de existir fisicamente por amar todos nós, seus filhos, sempre transmitindo a igualdade entre os homens, por isso o nivelar, para mostrar que somos todos irmãos.

Amor, igualdade, alegria, evolução espiritual, ajuda mútua, salvação.Tudo isso foi ensinado por Oyassama através da Vida Modelo, é o que buscamos e o que o Decenário significa. Talvez sejam palavras que ouvimos todos os dias, mas falta evoluirmos para termos a sensibilidade e o espírito puro para possuirmos esses sentimentos. Mas Deus nos dá oportunidades para que possamos adquiri-los através de nós, das enfermidades, dos problemas dentro da família, com amigos. Pois deseja que tracemos objetivos na nossa vida, pensando sempre no próximo.

Ao longo dos Decenários, muitos fiéis determinaram o espírito para a salvação da humanidade e construíram igrejas, tornaram-se yobokus, saíram para fazer a divulgação.

Hoje, a Tenrikyo não sofre mais a pressão das autoridades. Talvez não seja o momento de comparação, dizendo que não há mais dificuldades como antigamente, pois vivemos outros problemas, outros obstáculos. Porém é preciso refletir, lembrar da história para termos forças a fim de ultrapassar essas barreiras, não esquecer que nossos ancestrais lutaram por acreditar nessa igualdade tão almejada por todos e que Deus, através de Oyassama, continua a nos orientar.


Por isso também determinamos o espírito para regressar a Jiba. Contudo, a sinceridade é o mais importante. É preciso acreditar na presença de Oyassama, que ela permanece viva e que realiza e deseja a salvação, essa é a verdadeira fé. Além disso, é preciso acreditar em si mesmo, de que tudo é possível, que Deus nos concedeu virtudes suficientes para lutar e sentir alegria em todas as dificuldades.

Mas ... estamos agindo de acordo com as palavras de Deus ou do homem?

E hoje, o Shimbashira, na Instrução 2, retoma a conduta que devemos ter:


"A única maneira de corresponder a este imenso amor parental é cultivar e praticar o espírito de salvar o próximo." (p. 3)


Buscamos a salvação, mas antes de tudo devemos salvar, ter a segurança na própria fé.


Oyassama está esperando todos, vamos abrir o nosso coração para ouvir o seu chamado. A Tenrikyo determina "três anos-mil dias" para que possamos fazer essa reflexão a fim de chegar ao decenário com o espírito mais evoluído. Ainda há tempo!


Talvez essas palavras sejam mais uma repetição sobre o Decenário, pois muito já se ouviu falar, já foi escrito. Além disso, talvez pareçam de alguém sem muita experiência de vida. Contudo, não é em vão que necessitamos evoluir, buscar a salvação, que esse Caminho surgiu, que Deus se revelou, que Oyassama se ocultou. Vejamos ao nosso redor, salvemos o próximo, e vamos construir o mundo da Vida Plena de Alegria e Felicidade.

Lucila Mitsuyo Yamashita*

*Funcionária da Sede e trabalha atualmente na Seção de Português, da Divisão de Tradução, do Depto. de Missões Exteriores da Tenrikyo. Também é uma das colaboradoras do blog.