木曜日, 9月 22, 2005

Curiosidade

© Depto. de Missões Exteriores

O periódico MITI NO TOMO (Amigos do Caminho)

MITI NO TOMO - A publicação oficial da Tenrikyo


Teve a sua publicação inaugural em 28 de dezembro de 1891. Em 4 de agosto do mesmo ano, Deus-Parens, através das Indicações Divinas, autoriza a sua criação, ou seja, recebeu a razão de Jiba. Desde o crescimento acelerado do Caminho anos antes de seu lançamento, a Sede viu a necessidade de criar um periódico informativo para os seguidores da época.

O Shimbahshira I relatou da seguinte maneira em relação ao MITI NO TOMO: "Até o momento, todos tinham tempo para visitar as igrejas para transmitir os ensinamentos. Contudo, com o passar do tempo isso se tornará impossível de ocorrer. O MITI NO TOMO tem como objetivo unificar o que se é pregado na sua verdade. Por esse motivo, qualquer erro que viermos a publicar poderá influenciar à todos, então devemos ter a máxima cautela na escrita. Vamos transmitir o Ensinamento corretamente." Além disso, Shimbashira I adotou-o como o veículo oficial da Sede da Igreja para todos os seguidores de todas as localidades.

Em suas páginas podemos encontrar as palavras de Shimbashira; cobertura de eventos oficiais da Sede; palestras dos Ministros da Sede; editoriais; atas; e todas as informações financeiras da Tenrikyo como instituição religiosa.

Desde a sua primeira publicação, o MITI NO TOMO sofreu várias mudanças em seu padrão e atualmente está no formato B5, tornando-se uma publicação mensal. Em 1990 comemorou-se um século de existência, deixando de publicar somente uma vez, em agosto de 1898. É um dos raros casos de periódico que não alterou o seu nome e gráfica e, é um dos orgulhos na história editorial do Japão.